A segunda fase do OPA, programa estadual de Orçamento Participativo, terá início em breve. Será a etapa de votação popular, onde a sociedade elege, dentre as propostas selecionadas, aquela que deseja ver executada em sua cidade. Ao todo, foram 223 entidades cadastradas, que lançaram 571 propostas, dessas, 358 estão aptas para ir a voto popular a partir do dia 1º de agosto.
Para ajudar nessa segunda fase do programa, a Secretaria do Estado de Planejamento (Seplan) fez a seleção de 50 estudantes dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Piauí, dos campi de Teresina e Parnaíba. “Eles vão atuar como agentes mobilizadores, auxiliando a população nas cabines móveis de votação e também com o recurso tecnológico, já que todo o processo é online”, afirmou Enia Meneses, diretora do Orçamento Participativo da Seplan.
A seleção obedece às normas estabelecidas pela Lei 11.788/2008 (Lei de Estágio de Estudantes) e Resolução CEPEX 004/2021. De acordo com essas normas, os estudantes são remunerados pelo Estado e devem cumprir uma carga horária diária de 5 horas durante o período de um mês.
Antes de iniciarem, os selecionados passaram por um treinamento realizado na manhã desta segunda-feira (24) na sede da Seplan. Durante o treinamento, eles foram apresentados à plataforma parceira, o Colab, e receberam instruções detalhadas sobre como auxiliar a população nessa fase. A votação estará acessível através do site ou do aplicativo Colab, além do whatsapp, proporcionando múltiplas opções para a participação da comunidade.
Wanderson Costa, que é aluno do curso de Geografia da Uespi, foi um dos selecionados para o estágio como agente OPA. “Dentro da nossa grade trabalhamos também com planejamento, então me inscrevi nesse estágio para ter a oportunidade de participar da construção desse mecanismos, que traz a sociedade para as tomadas de decisão”, pontuou.
A etapa de votação popular do OPA começa em 1º de agosto e qualquer pessoa com mais de 16 anos e com CPF, residente em Teresina e Parnaíba, poderá participar.