SEÇÕES

Estudantes da Seduc se despedem em jantar antes de intercâmbio em Singapura

Grupo embarca na madrugada desta sexta-feira para experiência educacional e cultural de 30 dias na Ásia

Estudantes da Seduc se despedem em jantar antes de intercâmbio em Singapura | Foto: Eliaquim de Paula/ Meionews
Siga-nos no

Sorrisos, ansiedade e emoção marcaram, na noite desta quinta-feira (8), o encontro dos estudantes e professores da rede estadual que embarcam para Singapura pelo programa Do Piauí para o MundoO grupo se reuniu em um jantar de despedida realizado no Blue Tree Rio Poty Hotel, em Teresina, na véspera da viagem internacional.

Estudantes da Seduc se despedem em jantar antes de intercâmbio em Singapura - Foto: Eliaquim de Paula

Embarque para intercâmbio internacional

O embarque está previsto para o dia 9 de janeiro, com permanência de 30 dias no país asiático. Ao todo, participam da experiência 20 estudantes e quatro professores dos Centros Estaduais de Tempo Integral (CETIs) Paulistana, em Paulistana; Raimundinho Andrade, em Campo Maior; Professor Antônio dos Reis e Silva, em Boqueirão do Piauí; e Lucas Meireles, em Demerval Lobão.

Durante o intercâmbio, o grupo terá aulas no Institute of Technical Education (ITE), instituição ligada ao Ministério da Educação de Singapura e reconhecida internacionalmente pela formação técnica e tecnológica.

Estudantes da Seduc se despedem em jantar antes de intercâmbio em Singapura - Foto: Eliaquim de Paula

Expectativas dos estudantes

Selecionado pelo CETI Lucas Meireles, de Demerval Lobão, o estudante Kauã Israel destacou a emoção de viver uma experiência inédita.

“A animação tá mil. Eu nunca pensei que ia chegar onde eu tô chegando. Até pouco tempo era quase impossível pra mim e agora eu tô indo pra Singapura. Chegando lá vou estudar mais, aprimorar meu conhecimento na área da cultura e da tecnologia”, afirmou.

Kauã também explicou que a viagem está ligada a um projeto desenvolvido na escola.

“Nosso projeto é o Raízes Conectadas, que busca ligar uma ponte entre os agricultores familiares e a escola, ajudando a cumprir a meta do PNAE e garantindo alimentos mais saudáveis”, completou.

Kauã Israel e sua mãe Claudilene Israel - Foto: Eliaquim de Paula

Do CETI Raimundinho Andrade, em Campo Maior, a estudante Rute Hort relatou surpresa com a seleção.

“Quando eu vi que fiquei em primeiro lugar na minha escola, foi algo surreal. Vai ser uma experiência única. Estou muito interessada em conhecer a cultura, que é bem diversificada, com influências da Índia, China e do mundo árabe”, disse.

Rute Hort, estudante Seduc - Foto: Eliaquim de Paula

A mãe de Kauã, Claudilene Israel, acompanhou o momento com emoção.

“É só felicidade. Ele nem pensava em conseguir estar aí para viajar. A gente fica nervosa por ficar longe, mas sei que ele vai estudar mais e se aprimorar. Estou muito feliz por ele”, afirmou.

Projetos e aprendizado

Professor de informática do CETI Professor Antônio dos Reis e Silva, em Boqueirão do Piauí, Marcos Ramon destacou o envolvimento dos alunos no projeto que garantiu a vaga.

“Detectamos uma problemática na educação financeira dos alunos e propusemos um aplicativo. Foi um feito histórico para uma escola pequena do interior. Agora, a ideia é usufruir ao máximo dos conhecimentos que serão repassados”, explicou.

Segundo o docente, os estudantes já têm familiaridade com programação e desenvolvimento de sistemas, o que deve facilitar a adaptação ao ensino tecnológico em Singapura.

Professor de Informática, Marcos Ramon - Foto: Eliaquim de Paula

Educação e tecnologia

O secretário de Educação do Piauí, Rodrigo Torres, ressaltou o impacto da experiência para os estudantes e para a rede estadual.

“A maioria deles vai viajar de avião pela primeira vez e logo para tão longe. Eles vão passar 30 dias em Singapura, que é o país com a melhor educação do mundo, estudando tecnologia, inteligência artificial, programação e segurança cibernética”, destacou.

Rodrigo também lembrou que o intercâmbio inclui visitas a empresas como Google, Amazon, Cisco e à fábrica da Hyundai, além de atividades culturais.

Secretário de Estado da educação, Rodrigo Torres - Foto: Eliaquim de Paula

“O objetivo do Do Piauí para o Mundo é gerar uma grande onda de tecnologia na nossa rede. Em 2026, serão 300 alunos e 60 professores participando do programa, ampliando cada vez mais essa oportunidade”, concluiu.

O jantar marcou o último encontro do grupo antes da viagem, simbolizando o início de uma experiência internacional que une educação, tecnologia e intercâmbio cultural.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também