O Torneio de Matemática das Escolas Estaduais (TME²) reuniu 200 estudantes da rede pública em uma cerimônia de premiação realizada nesta quinta-feira (2), no Blue Tree Towers Hotel, em Teresina. Entre os destaques, brilhou novamente o nome de Hélio Henrique, estudante do Liceu Parnaibano, que conquistou o prêmio pelo segundo ano consecutivo, representando a 1ª Gerência Regional de Educação (GRE).
Surpreso e emocionado com a conquista, Hélio comemorou a vitória:
"Está sendo muito bom porque é um sinal de que o nosso esforço está dando retorno.Ter essa premiação é meio que um oásis, em meio ao deserto", afirmou.
Dedicação aos estudos
Além do reconhecimento, o estudante destacou o amor pela matemática e a forma como ela o ajuda a interpretar o mundo.
"A beleza da matemática é a linguagem, é você poder usar a matemática para explicar tudo e para entender tudo. Trabalhar com o raciocínio humano é muito interessante, é muito brilhante", declarou.
Ele ainda ressaltou a importância da rotina de preparação e o papel dos professores no processo.
"Esse ano eu fiz todas as provas da OBMEP nessa preparação. Eu acho que isso nos ajuda a ter essa sacada, algumas ideias de questões muito específicas, ajuda demais", explicou.
Esforço coletivo
Hélio fez questão de valorizar o empenho da escola e o apoio recebido:
"Os professores dão aula de graça, em dias e horas extras, para ajudar a gente. É tudo um esforço da comunidade escolar em si. Esse vínculo com a OBMEP nos ajuda no TME², tanto que a minha escola é muito premiada", contou.
O torneio e os prêmios
O TME² foi realizado em três etapas, com provas, oficinas e desafios criativos. Os estudantes premiados receberam medalhas e uma bolsa de incentivo financeiro de R$ 300,00 mensais durante seis meses, um apoio para que continuem avançando nos estudos.
O secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, destacou a importância da iniciativa:
"Sucesso total, a terceira edição do TME² fortalece a preparação para provas como o Enem, o Saeb e ainda para olimpíadas acadêmicas nacionais como a OBMEP. Hoje formamos medalhistas que vão conquistar muitas medalhas para o Piauí", afirmou.
Além do TME², a Seduc promove outros torneios acadêmicos, como a Olimpíada de Língua Portuguesa, a Jornada Estadual de Foguetes e a Olimpíada de Ciências. Essas ações ampliam as oportunidades de aprendizado.