Estudante de Anísio de Abreu representa o Piauí no Programa Jovem Senador

Ao todo, 27 estudantes brasileiros participam do Programa.

Estudante de Anísio de Abreu representa o Piauí no Programa Jovem Senador. | Reprodução WhatsApp
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A estudante Lorrany Soares Ribeiro, do CETI Letícia Macedo, localizada em Anísio de Abreu, a 576 quilômetros da capital Teresina, está em Brasília, onde representa o Piauí na Semana de Vivência do Programa Jovem Senador 2023. A posse e diplomação dos “Jovens Senadores" aconteceu nesta segunda-feira, 21 de agosto, em cerimônia conduzida pelo Senador Paulo Paim (PT-RS). 

Lorrany representa o Piauí após vencer o concurso de redação do Programa que teve como tema: “Saúde Mental nas Escolas Públicas”. Filha, neta e bisneta de professoras, a estudante sempre foi motivada pela família para focar e se destacar nos estudos. Ela expressa sua tamanha felicidade em poder participar da cerimônia do Jovem Senador. 

“O que mais tenho gostado daqui é fato de estar conhecendo novas pessoas, novas culturas e ter a oportunidade de vivenciar o Senado Brasileiro. Eu estou muito feliz de estar aqui representando o meu estado e eu espero fazer um bom trabalho. Sentar na cadeira do Senado Federal é algo muito significativo e importante para mim”, disse a jovem.

A estudante Lorrany Soares Ribeiro, do CETI Letícia Macedo./ Foto: Reprodução WhatsApp

Ao todo, 27 estudantes brasileiros participam do Programa, com os seus respectivos professores, e por quatro dias, participam de uma simulação dos trabalhos realizados pelos Senadores no Plenário e nas salas de Comissões Parlamentares. Após a posse e diplomação os “Jovens Senadores” escolheram a mesa diretora que será responsável por coordenar as atividades, organizar debates e votações, além de representar os demais estudantes perante as autoridades do Senado. 

“O Programa Jovem Senador representa uma troca intensa entre a política feita no Senado Federal e a juventude brasileira, porque os jovens chegam aqui no Senado cheios de curiosidade, de expectativas, de perguntas. Trazem a visão de mundo que eles têm lá das cidades deles. Então, a gente entende a realidade da ponta, que é para quem a política trabalha”, afirma a diretora da Secretaria de Comunicação (Secom) do Senado, Érica Ceolin.

Os estudantes ficarão em Brasília (DF) até a próxima sexta-feira (25). Eles também participarão de comissões temáticas, apresentarão e debaterão ideias legislativas e votarão as propostas. Ao final, as sugestões aprovadas pelos alunos serão apresentadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), podendo virar Lei.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES