Estudante da Uespi recebe novo reconhecimento da ONU em concurso de vídeos

O destaque agora veio com seu vídeo “O Sonho de João”, que retrata a história de um garoto do povoado Mandacaru, em São Julião, cujo sonho é se tornar jogador de futebol.

Carmo Neto é estudante de Jornalismo no campus de Picos | Reprodução- Redes Sociais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O estudante de Jornalismo no campus de Picos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Carmo Neto, de 20 anos, alcançou mais uma vez o reconhecimento internacional por seu talento no Plural + Youth Video Festival, uma competição de vídeos da Organização das Nações Unidas (ONU).  Já premiado em 2021, o destaque agora veio com seu vídeo "O Sonho de João", que retrata a história de um garoto do povoado Mandacaru, em São Julião, cujo sonho é se tornar jogador de futebol.

O concurso Plural Plus, promovido pela Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), visa proporcionar uma plataforma para que jovens ao redor do mundo abordem temas cruciais, como xenofobia, migração, diversidade e inclusão social.

Carmo Neto é estudante de Jornalismo no campus de Picos

Carmo recebeu a notícia do prêmio em 19 de outubro, e nesta segunda-feira (6), o vídeo foi exibido no auditório da Uespi em Picos, para os estudantes do curso de jornalismo. Como um dos premiados neste concurso de renome internacional, Carmo Neto foi convidado a participar da cerimônia de premiação em Nova York, nos Estados Unidos.

Seu vídeo, "O Sonho de João", aborda a desigualdade no acesso a oportunidades e como isso impacta os sonhos e aspirações de pessoas em situação de vulnerabilidade social. O curta-metragem, produzido em inglês, retrata a história de João, capturando momentos do menino de 9 anos jogando futebol no povoado Mandacaru e em suas rotinas diárias.

"Meu objetivo era mostrar como as desigualdades de oportunidades afetam os sonhos de crianças como João, que buscam uma vida melhor. O vídeo é um apelo contra as barreiras sociais que limitam o potencial de muitas pessoas", diz o jovem, que concluiu o ensino médio na unidade escolar estadual Aprígio Pereira Bezerra, em São Julião, onde nasceu.

Em um vídeo postado em seu perfil no Instagram, Carmo Neto diz que seu prêmio não é uma vitória individual, mas coletiva. “Eu acredito que nenhuma conquista ou vitória nas nossas vidas é somente individual. É sempre resultado de um trabalho coletivo. Por trás de uma conquista sempre existe uma rede de apoio, seja família, amigos”, publicou.

Em 2021, Carmo já havia sido reconhecido ao vencer o 4° Desafio Juvenil de Direitos Humanos da ONU com um vídeo sobre mudanças climáticas e o direito humano à água, o que ressalta ainda mais a sua contribuição e dedicação em temas relevantes.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES