SEÇÕES

“Estou convicto de que vamos alcançar o 1º lugar no Ideb”, diz Rafael Fonteles

O Ideb combina o desempenho dos alunos em testes padronizados com a taxa de aprovação. A pontuação traz um retrato da qualidade da educação básica no país

“Estou convicto de que vamos alcançar o 1º lugar no Ideb”, diz Rafael Fonteles | Foto: Raíssa Morais/MeioNews
Siga-nos no

Durante o 4º Gestão que Transforma, encontro promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) nesta terça-feira (1º), o governador Rafael Fonteles afirmou que o Piauí caminha com segurança rumo à liderança nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Atualmente, o estado ocupa o primeiro lugar no Nordeste e o quarto no Brasil, com nota 4,5 em 2023.

Eu estou convicto de que vamos alcançar o primeiro lugar. Mas, mesmo quando a gente chegar lá, ainda será pouco. O primeiro lugar do Brasil tem nota 4,9. Se meu filho chegasse com uma nota dessas, eu não batia palma, não. Tem que reforçar, estudar com ele, ver o que está acontecendo, disse o governador, ao defender metas mais ambiciosas para a educação pública.

SOBRE O IDEB

O Ideb combina o desempenho dos alunos em testes padronizados com a taxa de aprovação. A pontuação traz um retrato da qualidade da educação básica no país. Para Fonteles, o grande desafio é elevar a média para pelo menos 7 pontos, um patamar já alcançado por algumas redes nos anos iniciais do Ensino Fundamental e por escolas do Piauí no Ensino Médio.

Ora, se algumas escolas já alcançaram, por que não todas? E o mais importante: muitas delas conseguiram isso mesmo sem ter ainda uma estrutura padrão ouro. Isso prova que o que transforma a educação são as pessoas. São os alunos motivados, os professores engajados, os gestores conscientes da missão que têm, disse.

PADRÃO DE QUALIDADE SEDUC

Rafael Fonteles contou que mais de 100 unidades já foram entregues com o novo padrão de qualidade da Seduc, e outras 200 estão em obras ou com reformas licitadas. No entanto, para o governador, a busca pela qualidade da aprendizagem não pode esperar.

Não vou adiar a implementação do tempo integral ou do ensino de inteligência artificial porque a estrutura ideal ainda não chegou. A geração atual não vai esperar. Eles não vão voltar a fazer o primeiro ou o segundo ano. O tempo é agora, completou.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também