Espetáculo “Nasci pra ser Dercy” leva o público a gargalhadas em Teresina

A peça aconteceu no último sábado e contou com Grace Gianoukas no papel de Dercy

Espetáculo "Nasci pra ser Dercy" leva o público a gargalhadas em Teresina | Ravena Lages
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na noite do último sábado (27), o Teatro G3 Telecom, no Centro de Convenções de Teresina, recebeu de forma inédita o espetáculo "Nasci pra ser Dercy", estrelado por Grace Gianoukas, escrito e dirigido por Kiko Rieser, e narração de Miguel Falabella. A peça presta uma homenagem a Dercy Gonçalves, uma das atrizes mais importantes do século XX.

O espetáculo traz a história de uma atriz  que vai fazer um teste para viver Dercy Gonçalves no cinema. Durante a audição ela se revolta com a maneira em que o roteiro estereotipa a atriz e começa a interpretá-la com base no seu próprio conhecimento sobre ela. 

O texto de Kiko Rieser traz além de muita comédia pontos importantes da história de Dercy, que muitas vezes não são de conhecimento do grande público, como o fato dela sempre ter sido taxada como prostituta. O escritor dá uma visão mais ampla sobre a importância da atriz para a forma de como se faz teatro, existe ele antes e depois de Dercy.

Para viver a personagem da forma mais fiel, a atriz Grace Gianoukas, de 59 anos, disse que foi atrás da essência de Dercy, mas não a personagem e sim a Dolores Gonçalves Costa.

“Eu fui procurar construir essa personagem na Dolores Gonçalves Costa, aquela menina interior que era incompreendida, muito  discriminada e rejeitada. Ela criou a personagem Dercy, para se defender do mundo ela pegou a Dolores no colo. Minha construção veio disso e o resto veio depois”, ressalta.

O espetáculo é uma graça sem fim, por vezes parecia que Grace realmente era a própria Dercy. As emoções são mescladas durante as mais de 1 hora de peça que encerra com a atriz mostrando um dos seios, segundo ela é uma ato muito político e uma dica dada pela própria Dercy.

“Eu conheci Dercy durante um encontro com outras atrizes e ela deu uma dica: Deixem  de mostrar o corpo, não deixem que usem o corpo de vocês, mostrem o peito quando tiverem a minha idade, na minha idade ( a atriz tinha 80 anos ) mostrar o peito é algo transgressor. Então na peça eu tinha que mostrar”,  destacou Grace.

A apresentação foi uma realização da Ventilador de Talentos, juntamente com a Kalor Produções, com patrocínio da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (CENDFOL).

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES