O Centro Estadual de Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa, no bairro Morada Nova, em Teresina, foi reconhecido nesta terça-feira (1º) como a escola com o melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí (IDEPI) em 2024. Confira o Top 10 abaixo.
A instituição é uma das homenageadas no evento Gestão que Transforma, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Com 339 alunos, a escola também obteve destaque no Enem 2024, com 72 redações acima de 900 pontos, sendo quatro delas com nota 980, e cinco alunos selecionados para um intercâmbio educacional na Alemanha.
Segundo a gestora Deusenira Santos, o resultado é fruto de um trabalho construído ao longo de 15 anos, com base na valorização dos alunos, no compromisso da equipe e na crença de que todos são capazes.
Esse reconhecimento é o reflexo de um trabalho feito com amor, dedicação e responsabilidade. Nosso maior objetivo é fazer com que o aluno se sinta capaz e protagonista do próprio processo de aprendizagem, afirmou a gestora.
Para ela, não existe fórmula mágica para o sucesso escolar, mas uma combinação de fatores que passam pela estrutura da escola, o engajamento da equipe, a escuta dos estudantes e a aproximação com as famílias.
Não basta ter uma boa estrutura física. É preciso ter uma equipe que acredita, que motive, que traga a família para perto e faça o aluno acreditar que pode chegar onde quiser. Educação é uma engrenagem onde todos precisam se sentir parte do processo, completou.
Com 339 alunos matriculados, a unidade está entre às 50 escolas públicas premiadas com base no desempenho no IDEPI, indicador criado para avaliar e valorizar os avanços na aprendizagem da rede estadual.
Sobre a premiação, o secretário de Educação, Washington Bandeira, falou que o encontro serve como espaço para troca de experiências, oficinas de práticas pedagógicas e alinhamento de metas.
Esse é o maior encontro de gestores escolares do Piauí. A gente reúne todos os diretores, compartilha boas práticas, discute soluções e fortalece a rede. Tudo isso pra melhorar o que realmente importa: o aprendizado dos nossos estudantes, disse Washington Bandeira.
Durante o evento, o Governo do Estado reconheceu o desempenho das escolas com base no SAEP, o sistema estadual de avaliação. Cada profissional das 50 escolas premiadas vai receber o equivalente a um 14º salário. Já os alunos que participaram da prova ganham um salário mínimo.
Rafael Fonteles aproveitou para reforçar os avanços recentes e os desafios da educação pública no Piauí.
Já somos o primeiro estado do Nordeste e o quarto do Brasil no IDEB, mas queremos mais. Queremos chegar ao primeiro lugar do país, afirmou.
Ele também comentou que o Piauí foi o primeiro estado brasileiro a colocar todas as escolas de ensino médio em tempo integral com ensino profissional, além de ser o primeiro das Américas a incluir inteligência artificial no currículo.
Nosso desafio agora é acelerar as reformas estruturais nas escolas, investir cada vez mais na formação dos professores e garantir oportunidades reais para os nossos jovens. Educação é o caminho para transformar vidas, e é isso que estamos fazendo, concluiu o governador.
TOP 10 - Escolas com melhor desempenho no IDEPI 2024
1. CETI João Henrique de Almeida Souza – Teresina
2. CETI Augustinho Brandão – Cocal dos Alves
3. CETI Gov. Dirceu Mendes Arcoverde – Teresina
4. CETI São Sebastião – Tanque do Piauí
5. CETI Moderna – São Raimundo Nonato
6. CETI Inês de Maria Sousa Rocha – Piracuruca
7. CETI Conselheiro Saraiva – Batalha
8. CETI José Narciso da Rocha Filho – Piripiri
9. CETI Professor Raldir Cavalcante Bastos – Teresina
10. CETI Prof. Milton Aguiar – Teresina
Missão Singapura inspira novas metas
Entre os destaques da programação, o painel sobre a Missão Singapura trouxe relatos inspiradores de educadores da rede estadual que participaram da imersão internacional promovida pela SEDUC-PI. Eles compartilharam estratégias de impacto vistas nas escolas do país asiático, que é referência mundial em educação, e mostraram como essas práticas estão sendo adaptadas à realidade piauiense.
O evento seguiu com painéis formativos do programa Gestão da Aprendizagem, com foco na recomposição de conteúdos e no desenvolvimento de competências. Em outro momento, foi abordado o papel da formação docente e dos materiais pedagógicos na melhoria dos indicadores educacionais, com destaque para o uso de tecnologias educacionais integradas à rotina escolar.
Educação piauiense vive momento histórico de excelência
Com investimentos em políticas inovadoras o Piauí vem consolidando uma verdadeira revolução na educação pública. “Já somos o primeiro estado das Américas a incluir Inteligência Artificial no currículo e todas as nossas escolas de ensino médio funcionam em tempo integral com educação profissional. Agora, nossa meta é clara: ser o primeiro lugar do Brasil no IDEB”, concluiu o Secretário Washington Bandeira.
A premiação do IDEPI 2024 reafirma esse caminho de excelência e o compromisso do estado com uma revolução na educação, alicerçada em inovação, tecnologia, tempo integral e protagonismo estudantil.