A Equatorial Energia, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), lançou nesta sexta-feira (12) a Blitz ONEE em Teresina. A primeira escola a receber a ação foi o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cristino Castelo Branco, na zona norte da capital, às 8h.
O evento marca o início da mobilização da rede estadual de ensino para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), voltada para alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental.
Participação dos estudantes
No Piauí, mais de 12 mil estudantes estão aptos a participar da olimpíada, que tem como objetivo aprofundar conhecimentos sobre consumo consciente, sustentabilidade e uso eficiente da energia elétrica.
Durante a Blitz ONEE, os alunos participam de oficinas, palestras, jogos e atividades lúdicas que tornam o aprendizado prático e acessível.
Impacto educativo
Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a ação reforça hábitos já trabalhados no cotidiano escolar.
“Nossos estudantes aprendem que cuidar da energia é também cuidar do futuro. Participar da ONEE é mais que disputar uma olimpíada, é se tornar multiplicador de boas práticas que podem transformar comunidades inteiras”, afirmou.
Inscrições e final
As inscrições para a olimpíada estão abertas até 30 de setembro, pelo site www.onee.org.br. A ONEE tem a meta de alcançar meio milhão de alunos em 2025, com a final nacional marcada para 6 de novembro, em Brasília.