Um laboratório clandestino de entorpecentes utilizado pela facção criminosa Comando Vermelho foi identificado e desarticulado na manhã desta quinta-feira (4) em Bom Princípio, no Norte do Piauí. A ação, que também ocorreu em Parnaíba, resultou na apreensão de mais de 700 kg de drogas.
Segundo o delegado Chales Pessoa, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), as substâncias ilícitas que chegavam à região do litoral do Piauí eram transportadas para o laboratório, onde chegavam em maior volume e passavam por etapas como:
– mistura com outras substâncias
– prensagem em tabletes
– padronização antes de serem enviadas ao ponto urbano de Parnaíba.
No local, foram encontrados materiais de prensa, recipientes, produtos químicos e instrumentos usados na manipulação dos entorpecentes.
“O laboratório, posso assegurar, é o maior laboratório usado por essas facções criminosas que foi desarticulado pela segurança pública piauiense. E, com certeza, uma das maiores apreensões da história aqui no litoral”, disse a autoridade.
Além disso, as drogas também eram distribuídas para outras cidades do Norte do estado. Em Parnaíba, os mandados de busca nos bairros São Vicente, Bebedouro e Dom Rufino levaram à descoberta do primeiro ponto de distribuição, onde funcionava o centro responsável por abastecer a área urbana e parte do litoral.
Em entrevista à Rede Meio Norte, o delegado Ayslan Magalhães, titular da 2° Delegacia Seccional, reforçou que a quantidade apreendida durante a operação provavelmente abasteceria o tráfico de drogas por meses na cidade.
“Aqui a gente tem aproximadamente 700 kg de droga, a maioria cocaína — tanto pasta base quanto cocaína já misturada. Nesse centro de distribuição, eles pegavam 1 kg de cocaína, misturavam com outras substâncias, como a lidocaína, e de 1 kg viravam 4. Então, na verdade, essa droga aqui ia ser multiplicada”