Entenda como funcionava esquema de contrabando envolvendo policiais do Piauí

À TV Meio, o delegado da PF, Davi Sobral, explicou que as mercadorias eram provenientes do Suriname.

PF desarticula esquema criminoso. | Policia Federal
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na manhã desta quinta-feira (23), a Polócia Federal deflagrou a “Operação Conexão Cajueiro” com o intuito de desarticular um grupo criminoso que atua contrabando de mercadorias estrangeiras em território brasileiro por meio de portos clandestinos em Cajueiro da Praia, litoral do Piauí. Durante a ação, dois policiais militares foram presos em Teresina. 

INVESTIGAÇÕES E COMO FUNCIONAVA

Segundo a PF, os portos estavam localizados no estuário formado pelos rios Timonha e Ubatuba.  À TV Meio, o delegado da PF, Davi Sobral, explicou que as mercadorias eram provenientes do Suriname e percorriam até o município piauiense. 

Origem e destino das mercadorias./Foto: MAPS

"Identificou-se também quem seriam os proprietários dessa dessas cargas que são comerciantes com residência no Estado de São Paulo, identificou-se também um terceiro núcleo que seria o dos laranjas utilizadas aí pra dissimular os valores relacionados às atividades da orcrim durante o cumprimento de um dos mandados de busca e apreensão o município de Santa Inês no Maranhão foi realizada a prisão em flagrante de um dos investigados pelo crime de contrabando", afirmou o delegado da PF.

A investigação iniciou por conta do assassinato de um dos líderes da organização criminosa, em Cajueiro da Praia, no ano de 2022. A polícia informou que a principal motivação seria disputas pelo controle dos negócios ilegais.

“Era responsável pelas operações de descarregamento de embarcações e de transbordo de mercadorias para caminhões, que as transportavam até o seu próximo destino”, afirmou a PF em nota.

O esquema criminoso também usava um “prático” para conduzir as embarcações da costa até os portos de descarga e transbordo, conforme revelado pela investigação.

OPERAÇÃO 

Foram cumpridos de 29 mandados judiciais, sendo sete mandados de prisão preventiva, e 22 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Parnaíba/PI, Cajueiro da Praia/PI, Teresina/PI, Chaval/CE, Sobral/CE, Peritoró/MA, Santa Inês/MA, Abaetetuba/PA e São Paulo/SP.

MAIS DE R$ 250 milhões bloqueados 

As ordens judiciais, expedidas pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Piauí. A justiça ainda determinou o sequestro de bens e valores de mais de R$ 250 milhões. O valor corresponde aproximadamente ao total das transações financeiras suspeitas, identificadas até o momento. 

MATERIAL APREENDIDO

Foram apreendidos caminhões e embarcações utilizadas, dentre elas cigarros cuja venda é proibida no país e produtos de marcas conhecidas com indícios de falsificação. Também foram encontrados dois fuzis sem numeração de série.

POLICIAIS PRESOS EM TERESINA

Dois policiais militares foram presos em um prédio residencial localizado no bairro Cristo Rei, zona sul de Teresina, suspeitos de envolvimento com o esquema criminoso. 

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, contrabando, descaminho e lavagem de dinheiro.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES