Os advogados Flávio Almeida Martins e Henrique Martins Costa Silva estão sendo investigados por criar denúncias falsas contra magistrados e coagi-los em Teresina, capital do Piauí. Na manhã desta quinta-feira (21), a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão em casas e escritórios de ambos.
COMO ATUAVAM?
As investigações apontam que os advogados teriam ficado insatisfeitos com decisões judiciais desfavoráveis aos seus clientes. Com isso, teriam elaborado dossiês e forjado denúncias para pressionar os magistrados. À Rede Meio, o delegado Tales Gomes, da Diretoria de Operações Policiais, explicou:
O inquérito continuou e chegou-se ao ponto de alguma série de denúncias foram juntadas num caderno e em um atendimento movimento feito por um desembargador daqui do estado do Piauí, foi deixado uma espécie de dossiê. As ordens judiciais foram cumpridas com a presença da Ordem dos Advogados do Brasil, aqui da seccional do Piauí.
VEJA:
A autoridade ainda informou que advogados foram intimados a prestar esclarecimentos na delegacia geral para dar continuidade às investigações. Eles permaneceram em silêncio durante o cumprimento dos mandados.
Eles se mantiveram em silêncio, colaboraram no sentido de apresentar os equipamentos que a gente achou pertinente para fazer a apreensão. Estão devidamente intimados para prestar esclarecimentos aqui junto a delegacia geral para a gente poder avançar nas investigações.
Conforme apurado pela reportagem, um dos envolvidos chegou a registrar uma denúncia contra um juiz, mas posteriormente a retirou. O inquérito policial segue em andamento.