O Encontro Estadual de Coordenadores Regionais, que tem como objetivo alinhar e fortalecer as políticas públicas voltadas à Agricultura Familiar, começou nesta terça-feira (11), no Hotel Arrey, em Teresina. O evento, que segue até esta quarta-feira (12), reúne representantes de todo o Piauí para discutir ações e programas que beneficiam a agricultura familiar e promovem o desenvolvimento do setor no estado.
O secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, destacou a importância do evento para nivelar o conhecimento dos servidores sobre os principais programas da secretaria, como o Programa Piauí Mais Genética, o Programa Piauí Mais Ater e o Programa Fomento Rural. Ele enfatizou a necessidade de capacitar os técnicos que atuam em regiões distantes do estado para que possam identificar as famílias que podem ser beneficiadas por esses programas.
David Miranda, superintendente federal do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, reforçou a relevância do encontro para fortalecer as políticas públicas e garantir o direcionamento eficiente dos recursos. Ele destacou o trabalho em prol da implementação de políticas que atendam de forma mais assertiva o estado, especialmente a agricultura familiar.
A tenente-coronel Elizete Lima, superintendente de Cidadania e Defesa Social da Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI), ressaltou a importância da integração entre as diversas secretarias do governo. Ela destacou que o evento é fundamental para padronizar as ações e integrar os técnicos que atuam no campo, promovendo uma atuação mais eficaz e harmônica.
João Rodrigues, diretor-geral da Adapi, também destacou a relevância da integração entre as secretarias para o fortalecimento da agricultura familiar. Ele afirmou que o evento é essencial para unir a assistência técnica e a defesa agropecuária, pilares fundamentais para o sucesso da agricultura familiar no Piauí, e anunciou a continuidade dos treinamentos realizados pela agência.