No meio empresarial atual, em que a margem para erros deve ser minimizada, as consultorias gerenciais são recomendadas como um dos principais recursos para empresas que buscam otimizar sua gestão, melhorar sua lucratividade e manter-se competitivas no mercado. Como resultado dessas consultorias, a Piauí Acrílicos, uma empresa que se beneficiou do apoio do Sebrae, hoje experimenta um crescimento em áreas onde as consultorias gerenciais atuam.
A empresa é gerida por um casal que há quase sete anos decidiu deixar o estado do Ceará para empreender na capital do Piauí, Teresina, dando origem a uma das maiores distribuidoras de insumos para comunicação visual no estado. A empresa atua com Alumínio Composto (ACM), acrílico e outros materiais, e desde o início buscou investir em funcionários antes de chegar até o consumidor final.
"O Sebrae foi um grande parceiro. Nós elaboramos um projeto de inovação que envolveu muitas empresas em cada setor como potenciais clientes. Depois, realizamos a parte de consultoria financeira, onde melhoramos a gestão financeira e a gestão como um todo. A consultoria durou de três a quatro meses", contou o empresário Átila Freitas.
A empresa atende tanto clientes locais quanto em estados vizinhos, como Ceará e Maranhão, e precisou se adequar aos mercados dos três estados. Como empreendedores iniciantes, eles reconheceram a necessidade de orientação e aprimoramento contínuo, com a meta de expandir o negócio.
No geral, foram três consultorias com o Sebrae, cada uma com foco em áreas específicas. A primeira englobou todos os setores, como o comercial e financeiro. A segunda se concentrou nas finanças e na gestão. Ruth Machado, sócia da empresa, explicou que o serviço do Sebrae também conseguiu diagnostiar, através do terceiro atendimento, exatamente o que eles buscavam sobre como disseminar o empreendedorismo. "Hoje, nós incentivamos nossos clientes a empreender porque fomos capacitados para isso. O Sebrae foi um dos principais parceiros na introdução de inovação e crescimento. Começamos com o projeto de inovação, que durou quatro meses, onde abordamos cada setor e discutimos o que precisava melhorar, tudo isso foi dando certo", contou.
As consultorias gerenciais do Sebrae são distribuídas em diversas áreas que promovem o sucesso empresarial, como Finanças, Planejamento Estratégico, Gestão, Legislação, Marketing, Vendas, Inovação, Mercado, Transformação Digital, Plano de Negócios e Recursos Humanos. Elas oferecem um diagnóstico real da situação vivenciada pelas empresas, onde identificam os desafios e oportunidades.
Livia Davis, gerente de consultoria do Sebrae, comenta que esse serviço está disponível nos turnos da manhã e à tarde com orientações personalizadas. "Nós temos consultores disponíveis de manhã e à tarde para dar a primeira orientação e eles vão ouvi-lo durante uma hora, entendendo sua demanda e encaminhando para um especialista ou fornecendo orientação. Temos vários tipos de consultoria, como a digital e a parte financeira", contou.
Para as empresas, especialmente as micro e pequenas, as consultorias gerenciais representam uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento. "Tudo é baseado em capacitação, orientação e conhecimento. Temos mais de 40 mil orientações apenas no mês de outubro, a maioria são microempresas e pequenas empresas. Sozinho, não se faz nada, sem conhecimento, não se vai longe", disse Livia Davis.