SEÇÕES

Empresário preso em condomínio de luxo em Teresina: quem é e qual sua atuação no Bonde dos 40

Conforme o delegado Samuel Silveira, ele seria o “braço direito” de Alandilson Cardoso, um dos líderes da organização.

“Deivison Extourado” | Foto: Policia Civil
Siga-nos no

Conhecido como “Deivison Extourado”, e preso na manhã desta terça-feira (9) em um condomínio de luxo em Teresina, Deivison José Santos Lima é investigado por realizar a movimentação de dinheiro da facção criminosa Bonde dos 40, em uma espécie de lavagem de capitais. 

Conforme o delegado Samuel Silveira, ele seria o “braço direito” de Alandilson Cardoso, um dos líderes da organização, responsável pelas operações financeiras e namorado da vereadora de Teresina Tatiana Medeiros. 

O empresário foi alvo da operação do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico Polícia Civil do Piauí (Denarc), 'Capital Oculto'. Em sua residência foram apreendidos um carro e um celular. 

“O Deivison teria uma vinculação direta com o braço direito, o líder maior dessa organização, no caso, o Alandilson, onde o líder maior, é o Léo Gordim, e o Deivison funcionava como o elo financeiro, principalmente na revenda de veículos, efetuando a lavagem de capitais. Na casa dele foi apreendido um veículo e um aparelho celular”, destacou o delegado. 

DONO DE SUPOSTAMENTE TRÊS EMPRESAS

Ele é proprietário de fato da empresa “Santos Construções”, em conjunto com Pedro Paulo Borges dos Santos, apontado como um laranja. Além dela, ele é dono de mais duas empresas que seriam supostamente utilizadas para a lavagem de capitais sendo elas: Farmácia Econômica e Extourado Veículos.

Organograma da lavagem de capitais./Foto: DENARC

Conforme as investigações do Denarc, existem 16 procedimentos criminais contra ele, incluindo: 

  • BOLETINS DE OCORRÊNCIA: 07 
  • INQUÉRITOS POLICIAIS: 02 
  •  PROCESSOS CRIMINAIS: 07 

OPERAÇÃO

A ação desta terça-feira (9) mobilizou mais de 150 policiais e teve como objetivo desmantelar o esquema de lavagem de dinheiro do Bonde dos 40. Entre os presos e alvos da operação estão:

  • Alandílson Cardoso: preso desde novembro de 2024, em Minas Gerais.
  • Léo Gordim: apontado como fundador da facção, teve novo mandado de prisão cumprido enquanto já estava detido no Ceará.
  • Carla Bianca ('Bibi Perigosa'): presa por seu papel no tráfico de drogas.

A polícia também cumpriu mandados contra Gilvan Nascimento, envolvido com o tráfico, e a mãe de Alandílson.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também