Uma multidão esteve na Catedral de Nossa Senhora das Dores para visitar as Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, que está na capital piauiense desde o final da tarde da última sexta-feira (12). Os ossos da religiosa, provenientes da Basílica de Sainte-Thérèse de Lisieux, na França, estão pela segunda vez no Brasil, após sua primeira visita em 1998.
MANIFESTAÇÕES DE FÉ: O relicário com os ossos do fêmur e do pé pode ser venerado de perto pelos fiéis. Foram muitas as manifestações de fé, esperança e amor a santa da pequena via. Durante todo o dia, padres da Arquidiocese de Teresina celebraram a Santa Missa finalizando com a benção das rosas.
GRAÇA ALCANÇADA NA FAMÍLIA: Anacélia de Souza conta que esteve presente na primeira visita que aconteceu no Brasil na década de 90, quando ainda era muito jovem. Dessa vez, ela disse ter sido motivada a participar, para agradecer por graças alcançadas em sua família por intercessão de Santa Teresinha que tem uma história de vida dedicada a servir ao Senhor.
“É um momento muito lindo e significativo, pois Santa Teresinha teve um comportamento de não deixar se abater diante de todo o sofrimento que ela sofrera. Já alcancei graças em minha vida por intermédio dela, e desde que isso aconteceu tento ser uma seguidora do que ela foi, propagando e divulgando o nome do Senhor”, afirmou.
VISITAÇÃO NO BAIRRO ANGELIM: Uma chuva de rosas marcou a despedida da visita na Catedral de Teresina. No carro do Corpo de Bombeiros, as Relíquias seguiram em direção ao Carmelo Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, localizado no bairro Angelim, onde ficarão até o dia 16 de abril, a disposição dos fiéis para a veneração.
IMPORTÂNCIA DAS RELÍQUIAS: No catolicismo, há três classificações para as relíquias: primeiro grau – parte do corpo de um santo; segundo grau – objetos pessoas de um santo; e o terceiro grau – inclui pedaços de tecidos que tocaram no corpo do santo ou no relicário onde uma porção do seu corpo está conservada. Conforme destaca o arcebispo emérito de Teresina, Dom Jacinto Brito, essas relíquias têm uma representação forte e importante para a festa cristã, pois a veneração desses ossos significa manifestar respeito e devoção a pessoas que deram testemunho de Cristo e encarnaram a fé no Senhor.
POSTURA DE RESPEITO E ADORAÇÃO: O arcebispo emérito ressaltou que durante a veneração pessoal junto às relíquias de Santa Teresinha, os fiéis devem adotar uma postura de respeito e oração, por ela que se consagrou inteiramente ao Senhor.
“Eu tenho meu próprio testemunho pessoal quanto a isso, pois em minha cruz peitoral carrego um pedacinho dos ossos dela. A aproximação do católico às relíquias de um santo é uma atitude de respeito e também de oração, pois diz que aquela pessoa nos inspira a ter uma união maior com Deus, para que nós possamos igualmente como Teresinha viver plenamente essa unidade”, pontuou.
PASSAGEM POR VÁRIOS ESTADOS: As Relíquias de Santa Teresinha chegaram ao Brasil no dia 17 de fevereiro, desembarcando em Londrina, Paraná, e já passaram por diversos estados brasileiros. A programação da peregrinação em Teresina segue até terça-feira, finalizando com a Santa Missa no Carmelo de Teresina. Em seguida, as Relíquias serão enviadas para a Diocese de Parnaíba, com uma breve parada nas cidades de Altos, Campo Maior e Parnaíba, região Norte do Piauí.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
15 de abril
– 06h: Oração de Laudes
– 07h: Santa Missa (leve sua rosa para ser abençoada)
– 09h: Programação especial para as crianças
– 12h: Santa Missa (leve sua rosa para ser abençoada)
– 15h: Formação sobre Santa Teresinha / Novena das Rosas
– 17h: Oração de Vésperas
– 18h: Santa Missa (leve sua rosa para ser abençoada)
– 21h30: Ato de oferecimento ao Amor Misericordioso
– 22h: Santa Missa, seguida de noite em vigília (leve sua rosa para ser abençoada)
16 de abril
– 4h30: Oração do Santo Rosário, conduzido pelo Instituto Hesed
– 08h: Santa Missa de envio das Relíquias de Santa Teresinha para Parnaíba, com uma breve parada nas cidades de Altos, Campo Maior e Piripiri