Em meio ao B-R-O Bró: Veja quais as cidades que estão sob alerta de chuvas no Piauí

Conforme o Inmet, 198 cidades piauienses serão afetadas pelo aviso que se estende até às 10h desta sexta-feira (18).

Ponte Estaiada, em Teresina. | Jéssica Machado/ Portal MeioNews
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Em pleno B-R-O Bró, as regiões Sudeste, Centro-Norte, Sudoeste e Norte do Piauí estão sob alerta de chuvas intensas e ventos fortes emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), nesta quinta-feira (17).  A previsão indica precipitações que podem variar entre 20 e 30 mm por hora, com possibilidade de acumulados de até 50 mm por dia.

DE ONDA DE CALOR A CHUVAS

Na última sexta-feira (11), o Inmet havia emitido um alerta de onda de calor que se estendeu até domingo (13), para as regiões Sudeste, Sudoeste e Centro-Norte do Piauí. Segundo Sara Cardoso, Coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da SEMARH, o fenômeno é uma área de bloqueio de umidade, que ultrapassa dois ou três dias, aumentando a temperatura em até 5°. 

E COMO SURGIU AS CHUVAS?

Após a onda de calor, a umidade, que antes se concentrava nas bordas da massa de ar seca, tende a se movimentar para o interior da área afetada. A coordenadora explicou que quando a umidade encontra esse local aquecido, ela tende a subir para os níveis médios e altos da troposfera, podendo gerar chuvas.

“Temos dois sistemas que estão condicionando a entrada dessa umidade. O primeiro sistema responsável é uma frente fria, que está entrando pelo litoral da Bahia. Entrou no nosso território pelo sul do Piauí essa umidade. E temos um cavado que é uma área de baixa pressão que está trazendo umidades do oeste vindo para cá e aí essa umidade, ela interagiu com esse ambiente que estava aquecido”, explicou Sara Cardoso.

Conforme a especialista, os maiores volumes serão nos municípios do Sudoeste e Sudeste do estado, se estendendo até o Centro-Norte até o dia 20 de outubro. Ela destacou a cidade de Floriano, que acumulou 51 mm nesta quinta-feira (17). 

TEMPERATURAS CAÍRAM

Sara Cardoso ressaltou ainda que temperaturas, que estavam chegando até os 40°C, estão oscilando entre 36-34°C. 

"Oiras por exemplo, hoje deu 36°C. Semana passada deu 43°C, hoje tá 36. Isso repercutiu maravilhosamente bem. Alvorada do Gurgueia que dava dando 40,41°C, está dando 30,7°C. 28,1° em Corrente, que estava dando 41° semana passada", destacou a coordenadora sobre o impacto das chuvas. 

ALERTA AMARELO

O alerta amarelo, que aponta perigo potencial, se estende até às 10h desta sexta-feira (18). Além das chuvas, são esperadas rajadas de vento que podem chegar a 60 km por hora.  Conforme o Inmet, 198 cidades piauienses serão afetadas pelo aviso. O Instituto ressaltou haver chances menores dos seguintes riscos, mas que a população deve ficar atenta: 

  • Corte de energia elétrica;
  • Queda de galhos de árvores;
  • Alagamentos;
  • Descargas elétricas;

FIQUE ATENTO AS instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propagando.
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

VEJA AS CIDADES AFETADAS: 

Cidades sob alerta amarelo./Arte: Jéssica Machado-Portal MeioNews.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES