Eletrochoque, memórias, traumas: o legado conturbado do sanatório Meduna - Relatos

Localizado no bairro Cabral, zona Norte, o local é envolto em mistério tanto para os mais velhos como para as novas gerações. - Relatos

Slide 6 de 6

Relatos

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Cerca de 100 mil pacientes dos estados do Norte e Nordeste foram internados no sanatório. O documentário ouviu médicos, ex-funcionários, familiares de Clidenor de Freitas Santos e ex-pacientes do Meduna, cujos depoimentos revelam a decadência da instituição, acompanhando as mudanças na Política de Saúde Mental do Brasil. 

“Sou uma sobrevivente do Meduna”, diz Maria Rosa Pereira, internada pela primeira vez aos 15 anos. “Eu queria ter estudado, ter me formado. Perdi minha vida lá”, desabafa. 

Conforme a jornalista Cinthia Lages, o processo das entrevistas foi difícil, pois muitos possuem traumas fortes em relação ao lugar. 

“Os pacientes são muito traumatizados, não quiseram, mas a maioria dos que procuramos foram muito acessíveis. Há desde pacientes que não se recuperaram, que são muito sequelados e que inclusive tiveram um início de surto no meio da entrevista, até pacientes que levam uma vida absolutamente tranquila, mas com uso de medicamentos”, afirmou.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES