O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) definiu o dia 6 de agosto como a data para a realização de uma nova eleição no município de São Lourenço do Piauí, localizado na região sul do estado. Essa decisão foi tomada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar os diplomas de Biraci Damasceno Ribeiro (PSD) e Valdeci Paes de Castro (PSB), que foram eleitos prefeito e vice-prefeito da cidade nas eleições de 2020, sob a acusação de compra de votos.
Portanto, será realizado um novo pleito para que os eleitores de São Lourenço do Piauí possam escolher novos representantes para os cargos de prefeito e vice-prefeito. O município de São Lourenço do Piauí que fica a 547 km ao sul de Teresina-PI atualmente tem 4.945 eleitores e é termo judiciário da 13ª Zona Eleitoral sediada no município de São Raimundo Nonato-PI que tem como juíza titular a Dra. Luciana Cláudia Medeiros de Souza Brilhante.
O motivo dessa nova eleição municipal é que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em julgamento conjunto dos agravos em recursos especiais, ocorrido em 11.04.2023, deu provimento a ambos os recursos para julgar procedentes os pedidos formulados na representação por captação ilícita de sufrágio (compra de voto) e na ação de impugnação de mandato eletivo, determinando a cassação dos diplomas do prefeito, Biraci Damasceno Ribeiro (PSD) e do seu vice, Valdeci Paes de Castro (PSB) ambos eleitos em 2020 em São Lourenço do Piauí.
O município continua sendo dirigido pelo presidente da Câmara Municipal, Vereador Iran Damasceno Ribeiro (PSD) até que seja empossado o novo prefeito. Durante uma sessão judiciária ordinária realizada na tarde da última terça-feira (16), foi definida a data da nova eleição por meio da aprovação da Minuta de Resolução, que estabelecerá as diretrizes para a realização do pleito suplementar.
(Com informações do TRE-PI)