No sábado, 21 de outubro, o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, marcou presença na 4ª Conferência Estadual da Juventude, onde teve a oportunidade de interagir com líderes do movimento jovem e discutir a importância da educação, ciência e tecnologia no estímulo ao protagonismo dos estudantes.
Durante sua participação, o Secretário enfatizou que a educação é a principal prioridade do governador Rafael Fonteles e delineou as iniciativas em andamento para capacitar os jovens a se tornarem cada vez mais protagonistas de suas próprias trajetórias.
“O nosso objetivo é gerar mais e melhores oportunidades aos nossos estudantes das escolas da Rede Pública Estadual de Educação Básica do Piauí. O modelo de escola que iremos universalizar na nossa rede tem como pilares o ensino de Tempo Integral, com o ensino profissional integrado, uma boa infraestrutura em todos os aspectos dentro da escola e com uma política de assistência de oportunidade aos jovens para que eles possam ter a sua primeira oportunidade de trabalho e remuneração já no contexto escolar do Ensino Médio”, afirmou o secretário.
Washington Bandeira participou como conferencista do painel “Educação, Ciência e Novas Tecnologias”, que teve como mediador o membro do Conselho Estadual de Direitos da Juventude, Pedro Victor, além da participação da Dra. Maria do Socorro (Universidade Federal do Piauí), Ellen Gera (presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí) e Jade Beatriz (presidente Nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas).
A 4ª Conferência Estadual de Juventude teve como objetivo a elaboração do Plano Estadual da Juventude, que irá nortear a execução de políticas públicas voltadas para esse público. O evento, que ocorreu no Centro de Treinamento da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (Fetag), teve como tema "Avanços, Desafios e Perspectivas das Juventudes Piauienses".
A conferência conta com uma programação de três dias, quando serão discutidas as propostas relacionadas ao: direito à cidadania; participação social e política e representação juvenil; direito à educação; direito à profissionalização, ao trabalho e à renda; direito à cultura; direito ao desporto e ao lazer; direito à diversidade e à igualdade; direito à comunicação e liberdade de expressão; e direito à saúde.
A 4ª Conferência Estadual de Juventude do Piauí é organizada pela Coordenadoria Estadual de Juventude (Cojuv), com o tema Avanços, Desafios e Perspectivas para as Juventudes Piauienses, e acontece até este domingo(22) no Centro de Treinamento da Fetag.
(Com informações da Seduc)