É hoje! 1° Leilão Nelore Silverado e Amigos reúne o que há de melhor da raça

Com a participação de 20 criatórios e a oferta de 30 lotes de animais de alta qualidade, o evento reúne o que há de melhor em genética Nelore.

Gado da raça Nelore. | Jéssica Machado/ Portal MeioNews
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Tecnologia de ponta e melhoramento genético. Estas são as palavras-chave do 1° Leilão Nelore Silverado e Amigos, que ocorrerá a partir das 12h deste sábado (10), na Chácara Nelore Silverado, zona Rural de Teresina (PI).  O evento irá reunir 20 criatórios do Piauí e outros estados, que vão ofertar 30 lotes de animais novos, adultos, e também embriões. 

“Vai ser uma feira, a gente terá não só venda de gado, a gente vai ter exposições de veículos, como, por exemplo, os veículos da marca Chevrolet.  O pecuarista pode ter contato com essa linha de outros produtos. Teremos ações, drones, outros produtos vão ser ofertados”, afirmou Aldemir Nunes Júnior, proprietário e idealizador do leilão e pecuarista. 

Leilão será amanhã (10)./Foto: Reprodução

O Nelore, uma joia da pecuária brasileira, é reconhecido mundialmente por sua adaptabilidade, rusticidade e excelente produção de carne. Essa raça bovina, originária da Índia, é muito apreciada por sua maciez e sabor, e a genética Nelore é utilizada em diversos países para melhorar a qualidade dos seus rebanhos.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS ANIMAIS!

SELECIONADOS A DEDO!

Diante da importância da raça, Jandovir Prandi Júnior, da Select assessoria, uma das quatro assessorias do leilão, explicou que houve um processo de seleção dos animais, onde o objetivo foi garantir a participação de Nelore de alta qualidade para os participantes e otimizar as vendas. Durante o processo, há visitas às diversas fazendas convidadas. Nesses locais, os animais serão avaliados, buscando aqueles que se destacam tanto em biotipo quanto em genética. 

“É uma raça mundial em termos de abate, produção de proteína vermelha. É responsável aí pelo bife que chega no prato do consumidor da população brasileira. E esse leilão criadores, tato com prenhezes, aspirações, jovens fêmeas e fêmeas adultas. Estas aptas a reprodução a serem coletadas, serem produzidos embriões e difundir toda essa genética os principais reprodutores de todo o território nacional”, destacou Jandorvir. 

Jandovir Prandi./Foto: Jéssica Machado

INVESTIMENTO

No dia do evento, além de comentar as principais características de cada animal, a assessoria fará indicações de venda. Para Flávio batista, diretor da leiloeira, Programa Leilões, onde a sede no Paraná, o evento impulsionará todo o nordeste. 

 "É uma troca de genética. A gente está conseguindo trazer genética de ponta que é vendida em Uberaba, nos grandes leilões da raça nelore, e que o Aldemir e seus parceiros adquiriram e  tão trazendo agora para esse evento. [...] É um leilão que tenho certeza que é um divisor de águas. Vai fazer com que a pecuária regional se fortaleça cada vez.  Traz mais renda e muita tecnologia de ponta na raça nelore”, pontuou o diretor. 

Flávio Batista./Foto: Jéssica Machado

POR QUER O MELHORAMENTO GENÉTICO É IMPORTANTE?

Criador de Nelore há 15 anos, Aldemir explica que o melhoramento genético é o aperfeiçoamento da produção de carne, uma vez que os animais estão atingindo o peso de abate em idades cada vez mais precoces, reduzindo o tempo de recria e aumentando a eficiência produtiva.

“O objetivo é o bezerro nascer com o tamanho pequeno para que ele não tenha dificuldade no parto, e que ele cresça rapidamente e quando chega a hora de desmamar ele seja mais pesado do que os outros que vão fazer uma comparação com ele. É isso que faz esse melhoramento. Produzir animais que vão, em vez de demorar, como era no passado, seis anos para ser abatido, hoje, eles são abatidos com 18 meses com o mesmo peso que era no passado”, esclareceu o proprietário. 

Aldemir Nunes./Foto: Jéssica Machado

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES