Uma mulher foi presa nesta quarta-feira (4), acusada de envolvimento com os crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, durante a Operação Olhos de Lince, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública. Além disso, na ação, um veículo com registro de furto foi recuperado, e o condutor foi preso. Ambos os casos tiveram o apoio do Sistema de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (SPIA)
DESCUMPRIU SÉRIE DE MEDIDAS
A investigada foi localizada no bairro Torquato Neto, zona sul de Teresina. Anteriormente, ela havia obtido o direito de responder em liberdade, mediante o cumprimento de medidas cautelares impostas. No entanto, segundo as autoridades, ela descumpriu de forma reiterada as determinações. Diante das violações, a Justiça determinou a volta da prisão.
Medidas cautelares que foram descumpridas:
Recolhimento domiciliar no período noturno
Recolhimento integral aos fins de semana e feriados
Proibição de se ausentar da comarca sem autorização judicial
Uso de monitoração eletrônica (tornozeleira)
INVESTIGAÇÕES
Ela foi identificada apenas pelas iniciais S.M.S. Além do SPIA, a polícia realizou a análise de dados e levantamentos estratégicos de informações, que possibilitaram efetuar o cumprimento do mandado de prisão. O diretor de Operações de Trânsito da SSP, Fernando Aragão, destacou o uso da tecnologia para a efetividade das ações.
“Esse é o terceiro crime solucionado com o apoio do SPIA, somente essa semana. Vale ressaltar, que essa ferramenta permite localizar pessoas com mandados de prisão em aberto com mais agilidade e precisão, fortalecendo o cumprimento das decisões judiciais”, explicou.
VEÍCULO COM REGISTRO DE FURTO E HOMEM PRESO
À tarde, um veículo que havia sido furtado em Teresina, em janeiro deste ano, foi recuperado pelos agentes de segurança durante uma abordagem. O carro trafegava no trecho entre Teresina e Campo Maior. O condutor, de iniciais E. O. R., natural de Brasília, foi preso na localidade Morada Nova, município de Jatobá do Piauí.
“Essas ações evidenciam o caráter preventivo, tecnológico e integrado da Operação Olhos de Lince, que segue intensificando o uso de inteligência e ações integradas para reforçar a segurança da população piauiense”, finalizou Fernando Aragão.