A Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), realizou na tarde desta quarta-feira (22), uma ação de remoção de pichações que fazem referência a facões criminosas.
A ação é uma continuidade da Operação “Draco 176” deflagrada no dia 16 de janeiro deste ano, nos bairros Três Andares, Vila da Paz, Vila Costa Rica, Vila Jerusalém e Parque Rodoviário, zona Sul de Teresina. A operação resultou na prisão de 12 pessoas.
O coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa, destacou que as pichações não são arte e que visam demarcar territórios dos grupos criminosos existentes em Teresina.
Não são arte, são ações criminosas promovidas por essas organizações criminosas. QUando você pratica um ato de pichação dessa natureza você está demonstrando ser responsável por promover esse tipo de propaganda. Isso tem como objetivo demarcar território e nós estamos aqui para mostrar que esses espaços pertenem à comunidade. Continuaremos ocm esse serviço de monitoramento.
Segundo o coordenador, a ação é uma continuidade da operação Draco 176, que deve permanecer e voltar a ser realizada sempre que houver a identificação de ações semelhantes
É uma ação que está dentro do nosso planejamento de combate às facções criminosas. Na semana passada,, deflagramos a operação Draco 176, e hoje retornamos com esse processo de monitoramento na área, apagando e removendo essas pichações feitas poessas facções criminosas.