
O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou, na manhã desta sexta-feira(28), uma operação policial em diversos bairros de Teresina, abrangendo as regiões do Vale Quem Tem, Parque Universitário, Parque Piauí e Teresina Sul, atingindo áreas estratégicas nas zonas Leste e Sul da capital.
OBJETIVO DA OPERAÇÃO
A ação teve como objetivo combater o crime organizado, em especial o núcleo de uma organização criminosa diretamente envolvido em roubos e outros crimes violentos. Os alvos são investigados por praticar assaltos a transeuntes, roubos de motocicletas e veículos, sempre com extrema violência, além de estarem ligados ao assalto ocorrido recentemente contra um vereador de Teresina.
MANDADOS CUMPRIDOS
Durante a operação, foram cumpridas 20 medidas cautelares, entre mandados de prisão, mandados de busca e apreensão e buscas específicas contra menores de idade, que atuavam junto ao grupo criminoso. As investigações apontaram que adolescentes eram cooptados pela facção para participação direta nos roubos.
Segundo o coordenado do Draco, delegado Charles Pessoa, a operação é em decorrência de outras operações e estão sendo cumpridos mais de 20 mandados contra suspeitos de integrar uma organização criminosa.
É mais uma operação, dentro desse contesto do Pacto pela Ordem, uma operação muito importante, tanto na zona leste como na zona sul da capital e é em decorrência de outras investigações. São 20 medidas judiciais sendo cumpridas contra indivíduos extremamente violentos, disse o delegado.
Pai e filho são alvos
Segundo o delegado Charles Pessoa, do Draco, um pai cooptou seu filho menor para a organização criminosa, tentando burlar a Justiça. O homem segue foragido.
O pai, envolvido com a criminalidade, trouxe o filho também para integrar essa organização criminosa. O filho auxiliava ele na distribuição, na comercialização de entorpecentes e também nas práticas de roubo, nas práticas criminosas. O filho, por ser menor de idade, era utilizado como se fosse uma espécie de ferramenta para praticar os crimes e tentar burlar o sistema de Justiça, disse o delegado.
INFLUENCIADORA PRESA
O delegado Charles informou à Rede Meio, que uma influenciadora, ainda nãoi identificada, foi presa durante a operação.
Conseguimos prender também uma mulher, que se diz influenciadora nas redes sociais, mas é influenciadora do mal, influenciadora do crime, que foi presa nesse momento, completou o delegado Charles.
PACTO PELA ORDEM
A operação contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da SSP-PI, Diretoria de Inteligência da PC-PI, Força Estadual Integrada de Segurança Pública, NOC e Guarda Municipal de Teresina. Essa é mais uma ação do Pacto pela Ordem, iniciativa lançada pelo Governo do Estado para fortalecer a segurança pública e intensificar o combate à criminalidade organizada no Piauí.