A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou nesta terça-feira (18), a Operação “DRACO 198, com o objetivo de combater uma organização criminosa que atua em Teresina.
Durante a ação, foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão, três mandados de apreensão e cinco mandados de prisão nos bairros Pedro Balzi, Monte Horebe, Novo Horizonte e Santo Antônio, localizados nas zonas sudeste e sul da capital.
Conforme o coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa, a operação teve como foco duas investigações distintas.
INVESTIGAÇÕES
A primeira apura uma tentativa de homicídio ocorrida no dia 02 de outubro de 2024, quando indivíduos invadiram uma residência se passando por policiais e atentaram contra a vida do morador, que foi alvejado por disparos de arma de fogo. A vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Toda a ação foi filmada pelos próprios autores do fato e, posteriormente, divulgado nas redes sociais.
A segunda investigação tem como objetivo a desarticulação de lideranças desta organização criminosa, envolvidas em homicídios, posse e porte ilegal de armas de fogo, além de tráfico de drogas.
Em entrevista à Rede Meio, o coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa, disse que essa operação está cumprindo vários mandados e tem como albo duas células do Bonde dos 40.
"Operação importante, deflagrada na zona sudeste e na zona sul de Teresina, vários mandados sendo cumpridos, tanto de busca e apreensão como também de prisão e aqui são duas células dessa organização criminosa, são indivíduos envolvidos com o Bonde dos 40, alguns envolvidos com a prática de homicídios e outro núcleo envolvido com a prática de assaltos aqui nessa região. Realizamos também a prisão de uma mulher que tem participação em alguns atos do tribunal do crime", disse Charles.
QUEM PARTICIPOU DA AÇÃO
A ação contou com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM) e Polícia Militar do Piauí, através dos Batalhões BEPI, BOPAER e BOPE.