A Polícia Civil do Piauí deflagrou na manhã desta quinta-feira (7), a Operação Draco 98, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), com apoio das equipes do DENARC, BOPE, BEPI, CORE/Policia Civil do Estado do Ceará, PICOS/Policia Civil do Estado do Piauí e Policia Civil de Goiás.
A operação teve como objetivo o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão e prisão temporária, contra suspeitos de envolvidos em crimes de organização criminosa, posse irregular de arma de fogo e receptação, em Teresina no Piauí, Fortaleza e Tauá no Ceará e Nova Gama/Luziânia em Goiás.
PRIMEIRA FASE OCORREU EM 2023: O delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, disse em entrevista ao Bom Dia Meio Norte, que, essa foi uma operação interestadual e que teve sua primeira fase no ano de 2023. "Essa foi uma operação interestadual, em meados de 2023 nós identificamos uma célula de uma facção criminosa que é do estado do Ceará, com alguns indivíduos aqui no estado do Piauí e então iniciamos esse processo de monitoramento, já tínhamos efetuado uma operação com o objetivo de prender alguns desses criminosos e hoje nós estamos na segunda fase dessa operação relacionada a essa célula dessa facção", disse o delegado.
AÇÃO NA ZONA SUL DE TERESINA: Charles falou, também, que, em Teresina, a operação teve ação na zona Sul da capital, além de ações no Ceará e um alvo no estado do Goiás. "Essa foi a operação Draco 98, que teve como foco, tanto a zona sul de Teresina, como algumas cidades do estado do Ceará e um alvo no estado do Goiás. Identificamos esses primeiros membros aqui no estado do Piauí, já nos antecipamos e iniciamos esse trabalho de monitoramento e hoje nós estamos deflagrando uma segunda ação para a prisão desses criminosos. Foram cumpridos 12 mandados de busca, prisão e apreensão nos três estados.