Dr. Pessoa se reúne com membros do Comitê Emergencial de Teresina

O objetivo do encontro é prevenir os desastres naturais que provocam inundações e outros danos durante o período chuvoso

Dr. Pessoa se reúne com Comitê Emergencial de Teresina | Dantércio Cardoso
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O prefeito Dr. Pessoa participou, nesta quarta-feira (29), da terceira reunião com os membros do Comitê Emergencial, composto por órgãos da capital. O objetivo do encontro é prevenir os desastres naturais que provocam inundações e outros danos durante o período chuvoso

Segundo o gestor municipal,  sua equipe está trabalhando de forma emergencial e com olhar preventivo, no enfrentamento dos problemas que podem afetar a sociedade teresinense durante o período das chuvas. “Participei da terceira reunião do Comitê Emergencial para tratar sobre ações e serviços que podem ser realizados pela prefeitura de Teresina, na prevenção de alagamentos durante o período chuvoso. Saio da reunião satisfeito, onde foram feito os devidos encaminhamentos, conforme as áreas de riscos que foram mapeadas e as competências de cada órgão que compõe o comitê. Nosso objetivo é de prevenir, sem correr riscos ou danos a população”, pontuou. 

O Coordenador do Comitê Emergencial, Edmilson Ferreira, enfatizou as ações iniciais que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Teresina. “Nós estamos ainda em montagem, porque é uma grande operação, tanto de decisões como de operação. Aqui nós saímos hoje com todas as ações discutidas, já eleitas para a sua execução. Já estamos atuando de forma preventivamente na limpeza da cidade, dos bueiros, das galerias e das bocas de lobo. Destaco que a limpeza nesses pontos citados são fundamentais no combate as inundações e outros problemas ocasionados pelas chuvas na capital”, destacou.

A zona Norte da capital é sempre a mais afetada com os grandes índices de chuvas e também possui o maior número de famílias que vivem em áreas de risco.  O Comitê Emergencial é composto pelas cinco Saad’s (Norte, Sul, Leste, Sudeste e Rural), Semcaspi, Defesa Civil, Strans, Semduh, Coordenadoria dos Direitos Humanos, além da parceria com os bombeiros militares e civis e outros órgãos municipais.

O superintendente da Saad Norte, Welton Bandeira, falou sobre esse mapeamento e acompanhamento das famílias. ''Estamos mapeando todas as áreas de riscos da região Norte e de toda a Teresina, onde são realizados cadastros destas famílias e encaminhadas para serem tomadas as devidas providências conforme os seus contextos. A zona Norte, atualmente, possui 465 famílias em áreas perigosas, nas quais já fazem parte de nosso cadastro e acompanhamento. Nosso trabalho é prestar assistência a essas famílias e proporcionando o bem-estar e uma melhor qualidade de vida. Também estamos fazendo a manutenção preventiva das bombas que drenam águas das lagoas para o rio Poti e Parnaíba”, explicou.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES