O Papa Francisco transferiu, nesta terça-feira (9), o bispo Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos da Diocese de Campo Maior, no Piauí, para a Diocese de Cajazeiras, na Paraíba. A informação foi divulgada pelo canal da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Dom Francisco estava à frente da Diocese de Campo Maior desde 2017 e também ocupava a vice-presidência do Regional Nordeste 4 da CNBB, que representa as dioceses piauienses.
DE VOLTA
Natural do município paraibano de Esperança, o bispo retorna ao seu estado natal com a nova missão. A Diocese de Cajazeiras estava vacante desde fevereiro deste ano, quando Dom Francisco de Sales foi transferido para a Diocese de Mossoró (RN).
A Presidência da CNBB enviou uma saudação oficial a Dom Francisco, desejando bênçãos para o novo ciclo.
“Unimo-nos ao amado povo de Deus dessa Igreja Particular que agora recebe o esperado Pastor para guiar o rebanho neste caminho de peregrinos. Agradecidos por sua generosidade e cheios de esperança, confiamos esta nova etapa de seu ministério ao cuidado materno de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Diocese de Cajazeiras. Que a Mãe da Piedade o ampare e o inspire, tornando-o sempre mais semelhante ao Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas".
PERFIL DO BISPO
Dom Francisco é membro da Congregação do Santíssimo Redentor, os Missionários Redentoristas. Foi ordenado sacerdote em 2000, em sua cidade natal, e é formado em Filosofia, Teologia e Jornalismo.
Com a transferência, a Diocese de Campo Maior entra em vacância até que um novo bispo seja nomeado pelo Papa.