A digitalização do fluxo de serviços realizados por despachantes credenciados, estabelecida pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), tornou a resolução de processos mais rápida, segura e transparente, com um salto de 2 mil para cerca de 7 mil unidades por mês, neste ano de 2024. A resposta é imediata em 95% dos casos atendidos no setor de registro e licenciamento de veículos.
O sistema digital de cadastro e análise de processos foi instituído mediante o acordo de cooperação entre o Detran e o Conselho de Despachantes do Estado, assinado no ano de 2023, proporcionando celeridade ao cidadão piauiense.
Com a mudança, a iniciativa contribui também para a preservação do meio ambiente, uma vez que exclui a utilização do papel e de toner para a impressão, como destaca a diretora-geral do órgão, Luana Barradas.
“Antes da implementação do sistema, os serviços eram realizados de forma manual no órgão de trânsito, com pilhas de papeis e cópias de documentos, que demoravam para apresentar resultados aos usuários. Agora, os despachantes credenciados possuem acesso à plataforma, por onde é possível cadastrar documentos e dados originais, o mesmo ambiente no qual os servidores do Detran realizam a conferência e validação das informações”, aponta a gestora.