O Sebrae, em parceria com o Instituto Ideias de Futuro, apresentará, na próxima segunda-feira (01), a 2ª edição do Desafio Liga Jovem, competição de caráter educacional, que está com inscrições abertas até 7 de junho. A competição é voltada para estudantes do 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental, de todas as séries do Ensino Médio, do Ensino Profissional (Técnico) e do Ensino Superior (Graduação ou Tecnólogo).
COMPETIÇÃO: O objetivo é promover uma disputa entre equipes, que terão o desafio de resolver um problema de suas escolas e/ou comunidades, sendo protagonistas de mudanças em sua realidade. As soluções devem utilizar tecnologia, seja ela digital (site, redes sociais, apps, jogos) ou analógica (formas de produção, metodologias).
“O Desafio Liga Jovem é a maior competição de empreendedorismo tecnológico para estudantes do Brasil. É uma iniciativa que vai muito além de uma competição, é uma oportunidade para aprender mais sobre inovação, tecnologia e metodologias ativas, e desenvolver competências empreendedoras, que farão a diferença no futuro profissional desses jovens. Além disso, a cada fase do desafio, que inclui etapa estadual, serão reconhecidos o esforço e a criatividade dos participantes por meio de premiações, que vão desde notebooks e celulares até viagem internacional. Esperamos contar com a ampla participação dos estudantes piauienses, que devem conquistar lugar de destaque no desafio, reforçando a relevância da cultura empreendedora no nosso Estado”, destaca o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.
QUEM PODE PARTICIPAR? Podem participar da competição, estudantes regularmente matriculados em 2024, em cursos autorizados pelo MEC, de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Os estudantes deverão formar equipes de no mínimo dois e no máximo cinco integrantes e mais um professor orientador.
As equipes serão divididas em quatro categorias, de acordo com o nível de escolaridade dos participantes: Imagina (8º e 9º Anos), Cria (Ensino Médio), Inspira (Educação Profissional) e Avança (Educação Superior).
As inscrições são gratuitas e estão disponíveis, até 7 de junho, no site www.desafioligajovem.com.br. Nesse endereço eletrônico também pode ser acessado o regulamento da competição.
ETAPAS DA COMPETIÇÃO
O Desafio Liga Jovem contará com cinco etapas: Esquenta nas Redes, Virada Empreendedora, Estadual, Regional e Nacional.
O Esquenta nas Redes: é uma campanha de engajamento, que acontecerá ao longo do período de inscrições, com diversas missões, valendo prêmios para estudantes, orientadores e escolas. Entre os prêmios estão celulares, smartwatches e vale compras. Esta etapa é opcional e não conta pontos para o Desafio Liga Jovem.
A Virada Empreendedora: será uma maratona de conteúdo sobre Inovação, Tecnologia e Metodologias Ativas para apoiar os estudantes no aprimoramento de suas competências empreendedoras e dar suporte às equipes no desenvolvimento de seus projetos. Após a virada, as equipes devem gravar um vídeo de até 5 minutos, apresentando o projeto elaborado. Os 24 melhores projetos de cada Estado passarão para a etapa Estadual.
Na etapa Estadual: as equipes selecionadas apresentarão seus projetos, de forma on-line, para uma banca de jurados. Serão 4 bancas por estado, para definir a equipe vencedora de cada categoria, cujos integrantes receberão vale compras no valor de R$ 500,00. Essas equipes seguirão para a etapa Regional.
Na etapa Regional: os vencedores de cada Estado apresentarão seus projetos para uma nova banca de jurados, também de maneira remota. A melhor equipe de cada categoria ganhará uma viagem para participar presencialmente da etapa Final, além de um celular de última geração para cada participante e para o orientador.
A etapa Nacional ou Missão Técnica Nacional: contará com a participação de 20 equipes e acontecerá em uma das capitais tecnológicas do Brasil. As cinco equipes de cada categoria irão apresentar pitches para uma banca de jurados, de forma presencial, tendo a oportunidade de destacar o potencial de seus projetos.
Os projetos serão avaliados com base em cinco critérios: Entendimento do Público-Alvo, Criatividade e Inovação, Impacto no Dia a Dia da Comunidade, Sustentabilidade Financeira e Protótipo.
PRÊMIOS: A equipe vencedora ganhará uma Missão Internacional de até 10 dias, além de um notebook para cada um dos participantes e para o professor orientador. No segundo lugar, cada participante da equipe e seu professor orientador receberão um smartwatch. No terceiro lugar, cada participante da equipe e seu professor orientador receberão um tablet.