SEÇÕES

Definição de conflito territorial envolvendo Teresina e Nazária avança na Alepi

No caso das cidades de Teresina e Nazária, a questão se arrasta há mais de três décadas, envolvendo 19 povoados disputados entre os dois municípios

Definição de conflito territorial envolvendo Teresina e Nazária avança na Alepi | Foto: Divulgação/ALEPI
Siga-nos no

A Comissão de Estudos Territoriais (Cete) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) está próxima de concluir um dos debates mais antigos e complexos sobre definição territorial no Estado: os limites entre os municípios de Teresina e Nazária.

Segundo informou o presidente da Cete, deputado Hélio Isaías, a previsão é que a Comissão analise cerca de 80 matérias relacionadas a questões territoriais do Piauí até o fim do ano, incluindo o caso específico de Teresina, Nazária e também Curralinhos.

Povoados em disputa  

No caso das cidades de Teresina e Nazária, a questão se arrasta há mais de três décadas, envolvendo 19 povoados disputados entre os dois municípios e tem impacto direto no acesso a serviços públicos, como saúde e educação. 

Há uma indefinição sobre território da capital uma área que fica próxima às cidades de Curralinhos e Nazária. Município que foi emancipado em 1993, mas, por questões jurídicas, fundado apenas em 2005.

Nós temos um corredor que parte de Teresina no sentido de Nazária, percorre toda a margem esquerda de Nazária, que não tem limites com Demerval Lobão, Lagoa do Piauí e nem com Curralinhos. Qual é o grande problema e por que esses acordos são importantes? Ali tem pessoas que trabalham para Nazária no Programa Saúde da Família (PSF), mas dentro do território de Teresina. Temos alunos e temos uma escola que é dentro do território de Nazária, mas os alunos estudam em Teresina. A maioria dos alunos são de Nazária, mas a escola é dentro do município de Teresina. Com essa reorganização, vai ser bom para a gente organizar o PSF da região e bom para organizar nossas escolas, relatou o prefeito de Nazária, Tropi.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também