SEÇÕES

Defesa Civil do Piauí intensifica campanha para prevenir afogamentos durante o Carnaval

A iniciativa conta com reforço na sinalização, ações educativas e parcerias com o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) e a Secretaria do Turismo (Setur).

Corpo de Bombeiros | Foto: Ascom/Sedec
Siga-nos no

Com a chegada do Carnaval, muitos foliões aproveitam o feriado para relaxar em rios, mares, cachoeiras, açudes e balneários espalhados pelo Piauí. Para garantir que a diversão não termine em tragédia, a Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec) intensifica a campanha Banho Seguro, que tem como objetivo reduzir casos de afogamento e promover a conscientização da população sobre os riscos em ambientes aquáticos.

AÇÕES EM ÁREAS DE GRANDE FLUXO

A campanha atua principalmente em áreas de grande fluxo de visitantes, como a Cachoeira do Urubu, em Esperantina, além de municípios como José de Freitas, Bocaina, Piripiri, Batalha, Luis Correia e Parnaíba. A iniciativa conta com reforço na sinalização, ações educativas e parcerias com o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) e a Secretaria do Turismo (Setur).

TRABALHO É PREVENTIVO

Segundo o secretário de Estado da Defesa Civil, Nerinho, o trabalho é preventivo e visa salvar vidas.

“O Carnaval é um momento de alegria, mas também exige responsabilidade. A campanha Banho Seguro é um alerta para que as pessoas aproveitem nossos rios, mares e cachoeiras com consciência. Estamos intensificando a sinalização e as ações educativas, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Setur, especialmente nas áreas de maior movimentação. Nosso objetivo é simples: que todos possam se divertir e voltar para casa em segurança”, enfatiza o gestor.

Principais orientações da campanha Banho Seguro

- Não nade sozinho: a presença de outra pessoa pode ser decisiva em uma situação de emergência.

- Respeite a sinalização: placas de alerta indicam áreas de risco e devem ser obedecidas.

- Evite o consumo de álcool: bebidas alcoólicas comprometem a coordenação e aumentam o risco de afogamento.

- Redobre a atenção com crianças: nunca deixe crianças sozinhas próximas à água.

- Evite banhos em dias de chuva: o volume e a força da água podem mudar rapidamente.

- Cuidado com correntezas: mesmo locais rasos podem esconder perigos.

- Beba bastante água e mantenha-se hidratado.

- Mudou o tempo? Saia da água!

A Defesa Civil reforça que, em caso de emergência, a população deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Polícia Militar pelo 190.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também