O cruzeiro da antiga igreja de Porto Alegre, no Sul do Piauí, foi recuperado após quase seis décadas submerso. O objeto religioso estava no Lago de Boa Esperança, que cobriu o povoado original na década de 1960, quando a barragem foi construída.
🔎 O cruzeiro é um monumento religioso tradicionalmente representado por uma cruz sobre pedra ou madeira, geralmente colocado na parte externa das igrejas. No antigo povoado de Porto Alegre, o local servia como espaço de orações e devoção dos moradores.
AS BUSCAS
As buscas aconteceram nos dias 30 e 31 de agosto, com mergulhos de uma equipe do Corpo de Bombeiros. O cruzeiro foi localizado a cerca de 15 metros de profundidade, após estudo técnico para identificar o ponto exato onde poderia estar.
O resgate foi solicitado pela Prefeitura de Porto Alegre do Piauí, após pedido de moradores mais antigos que desejavam recuperar o símbolo religioso e histórico do município. Agora, o cruzeiro será avaliado por especialistas e, em seguida, colocado em frente à atual igreja da cidade.
De acordo com o prefeito Avelino Neiva (PP), o monumento será preservado como parte da memória local. "Este ato não apenas resgatou um símbolo de fé e tradição, mas também devolveu à nossa cidade uma parte essencial de sua memória e identidade cultural. O trabalho da equipe do Corpo de Bombeiros Militar ficará eternizado como um marco de bravura, comprometimento e respeito à história do nosso povo”, afirmou.
Inundação da década de 60
Com a construção da barragem de Boa Esperança, na década de 1960, o povoado de Porto Alegre foi totalmente coberto pelas águas. Em 1967, os moradores foram transferidos para outra área, onde hoje está a atual cidade de Porto Alegre do Piauí, que possui cerca de 2.500 habitantes.