Criança de apenas 11 anos é apreendida com arma municiada dentro de escola

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que está acompanhando os casos de ameaças em escolas, inclusive o de hoje em Teresina.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que está acompanhando os casos de ameaças em escolas, inclusive o de hoje em Teresina. | Meio Norte
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um menino de apenas 11 anos foi apreendido pela Polícia Civil, na manhã desta sexta-feira (14), com uma arma de fogo, calibre 38, dentro da Unidade Escolar Santa Inês, localizada no bairro Dirceu, na zona Sudeste de Teresina, capital do Piauí. 

A criança e o revólver, que estava municiado, foram encaminhados para a Central de Flagrantes de Teresina para os procedimentos cabíveis. A escola fica localizada do lado do 8° Distrito Policial. Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que está acompanhando, juntamente com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) os casos de ameaças em escolas, inclusive o de hoje em Teresina.

Uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos e assistentes sociais, foi deslocada à escola para oferecer suporte aos alunos, professores e toda a comunidade escolar.

Veja a nota na íntegra: 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que está acompanhando juntamente com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) os casos de ameaças em escolas, inclusive o de hoje em Teresina.

Por parte da Seduc, uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos e assistentes sociais, foi deslocada à escola para oferecer suporte aos alunos, professores e toda a comunidade escolar.

A Seduc informa, ainda, que o Grupo de Trabalho para Promoção da Segurança e Cultura de Paz nas Escolas, coordenado por ambas as Secretarias, desenvolveu um Plano de Ação, já em execução, envolvendo diversas medidas emergenciais de cunho repressivo e protetivo, e também ações educativas, pedagógicas e estruturantes, dentre elas a convocação de novos psicólogos e assistentes sociais; nova capacitação dos agentes de portaria e contratação de novos profissionais; aquisição de sistema de vigilância eletrônica para escolas;  intensificação da atuação das equipes multiprofissionais e fortalecimento das ações educativas nas escolas.

A Seduc reitera que está vigilante e empenhada para promover a segurança e a cultura da paz nas escolas, agindo sempre de forma prudente e responsável.

Ocorrências de ameaças em escolas

Os números levantados pelo Departamento de Inteligência da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí, até o final da manhã desta sexta-feira(14), sobre as ocorrências de ameaças a escolas no Piauí, contabilizam 12 casos, sendo 04 (quatro) no interior e 08 (oito) na capital. 

Seis adolescentes foram apreendidos, com idades entre 12 e 15 anos e são das cidades de Bom Princípio, Picos, Teresina, Matias Olímpio e Buriti dos Lopes. A SSP destacou que as forças policiais fazem a análise de qualquer denúncia ou ameaça que circule nas redes sociais. 

SSP divulga número de ocorrências envolvendo escolas (Foto: Victor Melo/ Meio Norte)

Polícia Militar reforça policiamento preventivo 

A Companhia Independente de Pelotão Escolar (Cipe), da Polícia Militar do Piauí, reforçou durante toda a semana o policiamento preventivo em escolas de todo o estado, promovendo a sensação de segurança e tranquilidade para os estudantes, pais e sociedade, diante da circulação de notícias falsas de possíveis ataques nas unidades de ensino. 

De acordo com o capitão Antônio Carmos, comandante da CIPE, foram cinco dias intensos de trabalhos no monitoramento das escolas e junto aos gestores, com orientação acerca de protocolos internos e dicas de segurança. Além da Polícia Militar, demais órgãos de rede protetiva, como a Secretaria de Educação, Polícia Civil, Ministério Público e entre outros, estiveram envolvidos nas ações de planejamento. 

Polícia Militar reforçou o policiamento preventivo em todo o estado do Piauí (Foto: Reprodução/ PM)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES