CRF aciona Vigilâncias para vistoriar estabelecimentos irregulares

Órgão também irá assinar um termo de cooperação com o PROCON para realização de novas fiscalizações conjuntas na capital e interior do estado.

Avalie a matéria:
Danilo Déric, vice-presidente do CRF-PI | Ascom

O Conselho Regional de Farmácia do Piauí protocolou junto às vigilâncias municipais das cidades de Altos, Campo Maior, Piracuruca, Cocal e Bom Jesus, ofícios informando sobre os estabelecimentos farmacêuticos irregulares ou clandestinos, solicitando vistorias aos locais listados nos documentos para tomada das medidas legais cabíveis. Esta a segunda vez, só em 2024, que o Conselho requer inspeções às Vigilâncias Municipais, visto que o órgão não possui poder de polícia para medidas mais efetivas, podendo apenas autuar e multar.

O vice-presidente do CRF-PI, Danilo Déric, explica que o CRF possui uma limitação de atuação, seguindo a Resolução CFF 700/2021, que trata das fiscalizações. “No caso de estabelecimentos ilegais, irregulares ou clandestinos, o CRF encaminha as demandas para as entidades competentes, como as vigilâncias, que são órgãos regulatórios que têm poder de polícia”.

Déric ressalta a continuidade do trabalho de fiscalização em todos os municípios do estado, conferindo a regularidade dos estabelecimentos e a presença do farmacêutico como determina o TAC em vigor. “Somente em 2024 já foram realizadas mais de 3.800 inspeções e visitados mais de 140 municípios do Piauí, acelerando nosso plano anual de fiscalização e garantindo assistência farmacêutica de qualidade para a população, assim como, a presença dos profissionais em seus postos de trabalho”, destaca Déric.

FISCALIZAÇÕES CONJUNTAS - Em reunião ocorrida nesta quarta-feira (12), com o Dr. Nivaldo Ribeiro (MPPI), foi acertado a assinatura de um termo de cooperação entre CRF e PROCON para realização de novas fiscalizações conjuntas a estabelecimentos na capital e interior do estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES