O Corpo Musical da Polícia Militar do Piauí celebra 148 anos, nesta sexta-feira (16), sendo considerada como a mais antiga banda em atividade no estado e entre as bandas das polícias militares do Brasil. Atualmente, conta com 31 integrantes entre oficiais e praças, que realizam cerca de 130 apresentações por ano.
Segundo a PM, desde sua criação, por meio da Resolução nº 895, assinada pelo presidente da província do Piauí em 1875, a Banda de Música da Polícia Militar do Piauí se tornou um verdadeiro patrimônio cultural do povo piauiense. Sua dedicação às funções musicais e o compromisso com a tradição são marcas registradas da banda.
Em 2017, a banda incorporou novas formações, como o quinteto de metais e o grupo de música popular, além da já tradicional Banda de Concerto e da Big Band. Com um repertório vasto e diversificado, o intuito é atender a uma ampla demanda de solicitações, que vão desde solenidades militares e oficiais do Estado até participações em festivais e manifestações culturais.
Além das atividades tradicionais, o corpo musical se engaja em projetos de iniciativa própria, levando sua música e a cultura da paz a lares, abrigos e diversas entidades, aproximando a sociedade e a corporação e buscando sempre oferecer um serviço de qualidade à população piauiense.
Os 148 anos de história do Corpo Musical da Polícia Militar do Piauí acontece no mês de aniversário da corporação, comemorado no próximo dia 25 de junho. O comandante do Corpo Musical, Capitão Gomes, felicitou os policiais militares que ajudaram a construir esse legado.
“Para todos nós, hoje é um dia de muita alegria, o Corpo Musical da Polícia Militar está fazendo 148 anos, a banda mais antiga do nosso estado e neste dia tão importante, nós queremos desejar os parabéns a todos os componentes que hoje fazem a banda e aqueles que participaram e hoje estão na reserva remunerada. Que esse dia possa ser um dia feliz para todos que compõem esse Corpo Musical”, destaca.