SEÇÕES

Corpo de Bombeiros do Piauí celebra 81 anos com reforço de efetivo e novos equipamentos

A cerimônia também contou com a promoção de oficiais e praças, em reconhecimento ao mérito e à dedicação ao serviço.

Solenidade de celebração. | Foto: Raíssa Morais/MeioNews
Siga-nos no

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) celebrou, nesta sexta-feira (18/07), seus 81 anos de fundação, em solenidade realizada no quartel da corporação, em Teresina. O evento marcou um momento de expansão e fortalecimento da instituição, que atua em todo o estado no combate a incêndios, salvamentos e ações de defesa civil.

Além de homenagens a personalidades civis e militares com a medalha Imperador Dom Pedro II, a cerimônia contou com a promoção de oficiais e praças, em reconhecimento ao mérito e à dedicação ao serviço.

Celebração de 81 anos da corporação./Foto: Raíssa Morais.

O comandante-geral do CBMEPI, coronel José Arimatéia Rêgo, destacou a relevância da data. “O Corpo de Bombeiros completa 81 anos de existência desde sua criação, em 18 de julho de 1944. É uma data muito importante para nossa corporação, que sempre desempenhou um trabalho essencial em prol da sociedade piauiense”, afirmou.

Novos equipamentos e investimentos

Durante a solenidade, foram entregues sopradores costais, usados no combate a incêndios florestais, além de equipamentos de mergulho e acessórios que reforçam a atuação em salvamentos aquáticos. De forma indireta, o comandante explicou que os investimentos fazem parte da estratégia de preparação para o segundo semestre, período crítico de queimadas.

Arimatéia lembrou que, somente na atual gestão estadual, já foram investidos cerca de R$ 55 milhões na corporação. Os recursos incluem aquisição de viaturas, equipamentos de combate a incêndios urbanos e florestais, além de materiais de apoio às atividades de vistoria, análise de projetos e defesa civil.

“Hoje, estamos entregando equipamentos fundamentais para enfrentar o período mais crítico de incêndios florestais. Já recebemos uma parte anteriormente e, nos próximos dias, vamos incorporar mais dez novas viaturas de combate a incêndio, de um total de 14, todas equipadas com kits específicos para esse tipo de ocorrência”, explicou o comandante.

Celebração de 81 anos da corporação./Foto: Raíssa Morais.

Expansão e descentralização

O evento também anunciou a expansão do CBMEPI. Nos últimos meses, foram nomeados 205 novos soldados bombeiros, aprovados em concurso público, e há previsão de novos cursos de formação que devem mais que dobrar o efetivo.

Segundo o comandante, a descentralização do atendimento é prioridade. “Estamos licitando a unidade de Bom Jesus e, em seguida, atenderemos Campo Maior. Posteriormente, será a vez de Corrente, Picos, Valença e Paulistana. Isso faz parte de um plano de interiorização para atender melhor todas as regiões do estado”, disse.

Ele explicou ainda que os equipamentos entregues hoje não ficarão apenas na capital. “Uma parte será destinada às unidades de Teresina, mas o interior também será contemplado. Essa distribuição é essencial para garantir agilidade no atendimento às ocorrências”, acrescentou.

Além dos investimentos estruturais, o CBMEPI planeja iniciar uma nova turma de formação de soldados em dezembro deste ano, incorporando mais de 200 novos bombeiros ao efetivo.

Ao finalizar seu discurso, o coronel José Arimatéia ressaltou que a história do Corpo de Bombeiros é marcada pela dedicação e coragem de seus integrantes. “Estamos vivendo uma fase de expansão que reflete diretamente na capacidade de atendimento à população. Nosso compromisso é seguir honrando essa trajetória com mais estrutura, mais efetivo e mais segurança para os piauienses”, concluiu.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também