COP29: Oportunidades para o desenvolvimento sustentável do Piauí

A participação do secretário do Semarh focou em destacar as iniciativas piauienses para fortalecer o papel do estado nas discussões globais sobre o tema

Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), Daniel Oliveira | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), Daniel Oliveira, representou o estado na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP29), realizada em Baku, Azerbaijão. Sua participação focou em destacar as iniciativas piauienses para fortalecer o papel do estado nas discussões globais sobre o tema. O secretário participou ativamente de painéis, apresentando como exemplos positivos a redução do desmatamento e o uso de programas como o REDD+ para a geração de créditos de carbono.

desenvolvimento sustentável

Para o gestor, a COP29 abriu portas para oportunidades significativas de desenvolvimento sustentável para o Piauí, com potencial para alavancar a economia e posicionar o estado como referência em energia renovável e preservação ambiental.

"O Piauí, com seu grande potencial em energia solar e eólica, pode atrair investimentos substanciais na transição energética, tema central da COP29.  Essa transição geraria empregos verdes e consolidaria o estado como líder nacional em energia limpa", afirmou o secretário.

Além do potencial energético, Oliveira destacou outros benefícios da participação na COP29.  A conferência facilita o acesso a financiamento climático internacional, permitindo direcionar recursos para a modernização agrícola, a preservação da Caatinga, soluções para o semiárido e projetos de créditos de carbono relacionados à redução do desmatamento no Cerrado.

"Esses investimentos impulsionariam a economia piauiense e aumentariam a resiliência do estado às mudanças climáticas. Alinhar as ações do Piauí às discussões da COP29 pode projetar o estado internacionalmente como um modelo de desenvolvimento sustentável, atraindo parcerias, fomentando políticas públicas inovadoras e fortalecendo nossa imagem globalmente", concluiu Daniel.

Para mais informações, acesse meionews.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES