A Polícia Federa deflagrou, nesta quinta-feira (23/1), a 'Operação Conexão Cajueiro', com o objetivo de desarticular uma organização criminosa estruturada para internalizar mercadorias estrangeiras em território brasileiro por meio de portos clandestinos localizados em Cajueiro da Praia/PI, no estuário formado pelos rios Timonha e Ubatuba.
29 MANDADOS JUDICIAIS
A operação contou com o apoio da Receita Federal do Brasil e da Polícia Militar do Piauí, através de sua Corregedoria. Foram mobilizados mais de 80 policiais federais para o cumprimento de 29 mandados judiciais, sendo sete mandados de prisão preventiva, incluindo a prisão de dois policiais militares, e 22 mandados de busca e apreensão.
AÇÕES EM CINCO ESTADOS
As ordens judiciais, expedidas pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Piauí, foram cumpridas nos municípios de Parnaíba/PI, Cajueiro da Praia/PI, Teresina/PI, Chaval/CE, Sobral/CE, Peritoró/MA, Santa Inês/MA, Abaetetuba/PA e São Paulo/SP.
SEQUESTRO DE BENS E BLOQUEIO DE VALORES
A Justiça Federal determinou ainda o sequestro de bens e valores de quantia superior a R$ 250 milhões, valor aproximado das movimentações financeiras identificadas até o momento que possuem relação com os fatos em apuração.
SOBRE A INVESTIGAÇÃO
Segundo informações da Polícia Federal, a investigação iniciou a partir da apuração do homicídio de um dos líderes da organização criminosa, ocorrido no município de Cajueiro da Praia, no ano de 2022, cuja principal motivação decorre de disputas pelo controle dos negócios ilegais.
A polícia identificou que o homem assassinado era o responsável pelas operações de descarregamento de embarcações e de transbordo de mercadorias para caminhões, que as transportavam até o seu próximo destino.
O trabalho investigativo revelou ainda que o esquema criminoso contava com um “prático”, que era responsável por conduzir as embarcações de um certo ponto da região da costa litorânea até os portos onde eram realizados o descarregamento e transbordo da carga.
MATERIAIS APREENDIDOS
No decorrer das apurações, foram realizadas diversas apreensões de caminhões e embarcações utilizados no transporte das mercadorias, dentre elas cigarros cuja venda é proibida no país e produtos de marcas conhecidas com indícios de falsificação, internalizadas no país a partir dos portos clandestinos situados no município de Cajueiro da Praia. Além de produtos estrangeiros falsificados, foram apreendidos dois fuzis sem numeração de série.
Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, contrabando, descaminho e lavagem de dinheiro.
POLÍCIA MILITAR DIVULGA NOTA
A Polícia Militar do Piauí comunicou que acompanhou, por meio de sua Corregedoria-Geral, a operação da Polícia Federal que culminou na prisão de dois policiais militares.
"Os mesmos foram levados ao presídio militar, onde permanecerão enquanto as investigações prosseguem. No contexto militar, a corregedoria iniciará o procedimento administrativo correspondente", diz a nota.