SEÇÕES

Consultas sem sair da escola: Seduc ultrapassa mil atendimentos com Saúde Digital

De acordo com o secretário de Educação, Washington Bandeira, a presença da equipe médica no próprio ambiente escolar é essencial.

Atendimento evita a perda de aulas e contribui para o bem-estar e o aprendizado | Foto: Divulgação
Siga-nos no

Com a universalização do Ensino em Tempo Integral já consolidada, o Governo do Piauí segue avançando para assegurar o bem-estar e a permanência dos estudantes na rede pública estadual. Uma das mais recentes ações foi a implantação do Programa Saúde Digital nas Escolas, fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI) e a Secretaria de Saúde (Sesapi). A iniciativa já ultrapassa a marca de mil atendimentos realizados em 14 especialidades médicas, diretamente nas escolas.

De acordo com o secretário de Educação, Washington Bandeira, a presença da equipe médica no próprio ambiente escolar é essencial. “O Programa Saúde Digital nas Escolas garante que o estudante receba atendimento médico sem precisar sair do ambiente escolar. Isso fortalece o vínculo com a escola, evita a perda de aulas e contribui para o bem-estar e o aprendizado”, afirma o gestor.

Atualmente presente em 32 unidades de ensino, o Saúde Digital disponibiliza consultas gratuitas em áreas como Psicologia, Nutrição, Ortopedia, Neurologia, Psiquiatria e Pediatria. A expectativa é que, até o fim de 2025, todas as escolas de Ensino Médio da rede estadual contem com o serviço.

Mudança na vida da família

Um exemplo prático dos benefícios pode ser visto no Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) José Narciso da Rocha Filho, em Piripiri, onde o programa foi iniciado em abril e segue ativo mesmo durante o período de férias. A doméstica Lívia Carvalho, mãe da aluna Laura Carvalho, da 3ª série do Ensino Médio, relata os impactos positivos na rotina da família.

“O atendimento aqui mesmo na escola me dá segurança. Minha filha já foi consultada várias vezes e eu sei que a saúde dela está sendo acompanhada de perto, com qualidade”, compartilha Lívia.

Na visão da diretora da escola, professora Inez Araújo, o projeto tem transformado a experiência dos estudantes. “O Saúde Digital na Escola trouxe agilidade e acesso. Nossos alunos não precisam se ausentar das aulas para cuidar da saúde. Isso fortalece a presença na escola e melhora o rendimento”, pontua.

Mais que uma ação pontual, o programa faz parte de uma política integrada do Governo do Piauí, que busca oferecer não apenas ensino de qualidade, mas também condições para o pleno desenvolvimento dos alunos. “O Saúde Digital nas Escolas mostra como Educação e Saúde podem caminhar juntas. É mais uma ação inovadora da gestão do Governo Rafael Fonteles, que entende que cuidar da saúde dentro da escola é também investir no aprendizado e na permanência dos estudantes”, conclui Washington Bandeira.

Leia Mais
Tópicos
Carregue mais
Veja Também