O Espiritismo tem desenvolvido, há um bom tempo, uma série de estudos e destinado atenção às questões da sexualidade diante da compreensão do espírito imortal, ou seja, se baseia na imortalidade da alma, levando em consideração as experiências encarnatórias anteriores do indivíduo e as possibilidades de aprendizagens e desenvolvimento em sua vida atual.
Diante de um mundo em desenvolvimento constante, seja nos aspectos tecnológicos ou morais, o Espiritismo se coloca como um campo em que observar a diversidade sexual (em sua amplitude e respeito abrangente) é imprescindível para seguir com os ensinamentos de Cristo, o modelo e guia da prática do bem e amor.
O 9º Congresso Espírita do Piauí (CEPI), entendendo a complexidade e necessidade de refletir sobre o tema da sexualidade, traz a palestra “Os desafios e dilemas morais a despeito da experiência reencarnatória diante da sexualidade”. O momento será conduzido por Thiago Toledo, voluntário de comunicação social espírita do Mato Grosso (MT).
“importância de observamos as questões relacionadas à diversidade sexual a partir da ótica espírita de respeito, inclusão e acolhimento. Essa é uma experiência eminentemente espírita, porque nós nos inspiramos no posicionamento de Jesus de Nazaré, que é o sublime humanitário da Galileia”, frisa Thiago.
O voluntário espírita compartilha, ainda, que a partir dessa experiência, baseada nos ensinamentos de Cristo, “nós podemos conduzir nossas atividades espíritas no século XXI, observando com atenção aquilo que vem sendo solicitado por diferentes comunidades no que diz respeito a esse acolhimento e respeito genuíno”, reitera Thiago. Para ele, a materialização do mundo de regeneração, que é um período de transição entre os mundos de expiação e os felizes, “passa pela superação da violência, ignorância e preconceito que têm acometido as pessoas que vivenciam uma experiência de sexualidade diversa”, observa.
O 9º Congresso Espírita do Piauí traz como tema central “A boa nova: um convite perene à esperança”. Para se inscrever, basta acessar o link clicando aqui ou entre em contato pelo Instagram @fepiaui