O Meionews.com obteve acesso ao áudio gravado da comunicação entre o piloto Jacinto Lay e a torre de controle do Aeroporto Petrônio Portela, onde o médico relata problemas mecânicos na aeronave e que pretendia fazer um pouso de emergência na zona Sul de Teresina.
"[...] Declaro emergência, vai para pouso [...] ... teve uma pane de hélice aqui e vai para pouso"
"Informe a localidade que vai utilizar para pouso e a emergência"
"Perda da hélice em voo [...] vai procurar pousar na BR que vai para Barro Duro"
"Controle Teresina ciente"
Avião caiu na BR-316 e atingiu van e motociclista
Um avião de pequeno porte modelo North Land PA-18, ano 2016, caiu na manhã deste domingo (8) na BR-316, região do bairro Lourival Parente, zona sul de Teresina. Antes da queda, a aeronave colidiu em uma van de transporte de passageiros e só parou ao bater em uma estrutura de uma das paradas de integração do transporte urbano.
O piloto do avião é o médico Jacinto Lay. Ele ficou preso às ferragens e minutos após a queda, conseguiu ser retirado por populares, sendo encaminhado para o hospital em estado grave.
O Doutor Gilberto Albuquerque, ex-presidente da Fundação Municipal de Saúde, informou que o médico já passou por tomografias que apontaram múltiplas fraturas na perna e uma hemorragia na cabeça.
"Sobre a queda do avião do Jacinto Lay, foi realizada no HUT a tomografia da cabeça, do abdômen e das pernas, com fraturas múltiplas na perna direita e tem uma hemorragia dentro da cabeça, intracraniana, não tão significativa e no abdômen não deu nada. Mas, essa na cabeça não dá para dizer se é grave ou não. Existe uma lesão que a gente só vai vê ao longo dos dias, não dá para dizer, nesse momento, que foi muito grave, mas espero que saia tudo bem", disse.