Comunidade indígena lança cartilha sobre povos originários

A cartilha vai falar sobre os povos Tabajaras e Tamoios e será utilizada como livro paradidático em escolas municipais e estaduais

O evento contou com a presença da superintendente da Igualdade Racial e Povos Originários, Assunção Aguiar. | Sasc
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Foi realizado na  manhã desta sexta-feira (05), o lançamento da cartilha da comunidade Nazaré, em Lagoa de São Francisco, que aconteceu na aldeia Tabajara. A cartilha é uma realização da comunidade juntamente com a prefeitura da cidade. O evento contou com a presença da superintendente da Igualdade Racial e Povos Originários, da secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Assunção Aguiar.

O evento contou com a presença da superintendente da Igualdade Racial e Povos Originários, Assunção Aguiar. Foto - Sasc

Assunção Aguiar aproveitou para ressaltar a importância da cartilha para os povos originários.

"Fomos prestigiar o evento, compreendendo que esta é uma iniciativa que vale a pena ser levada para outros municípios, para outras comunidades. Ela traz a história de todo o tronco velho da comunidade e, a partir dessa história, vai permitir que as crianças e jovens possam conhecer como a comunidade foi iniciada e qual a importância da história desse povo, dessa comunidade que teve toda uma luta para estar como ela está hoje", destaca a superintendente.

A cartilha vai falar sobre os povos Tabajaras e Tamoios, e funcionará também de paradidático em escolas municipais e estaduais. De acordo com o Cacique Henrique Manoel, líder da comunidade, o momento é de muita importância principalmente pela valorização da cultura indígena no Estado do Piauí.

"A cartilha é a materialidade escrita que manterá viva nossas tradições, memórias, história e oralidade do nosso povo que iremos deixar às gerações futuras e atuais de nossa existência", destaca o cacique.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES