SEÇÕES

Complexo eólico é inaugurado com capacidade de 456 MW e mais de 3 mil empregos gerados

O empreendimento conta com 80 turbinas distribuídas entre 10 parques, o que confere capacidade instalada de 456 megawatts (MW)

Complexo eólico é inaugurado com capacidade de 456 MW e mais de 3 mil empregos | Foto: Louany Naira/Ccom
Siga-nos no

O Complexo Eólico Ventos de São Zacarias foi inaugurado nesta quarta-feira (11) no município de Simões, um dos maiores da América Latina. Com investimento de R$ 3 bilhões e mais de 3 mil empregos gerados, o empreendimento conta com 80 turbinas distribuídas entre 10 parques, o que confere capacidade instalada de 456 megawatts (MW), o suficiente para atender até 1,2 milhão de residências. A produção anual estimada é de 2.000 gigawatts-hora (GWh).

Para o governador Rafael Fonteles, que participou da inauguração, o novo complexo eólico do Piauí chega para impulsionar a transição energética e beneficiar a população local.

Mais um parque eólico que se instala no nosso estado. Gerou empregos na construção, está empregando na operação e ainda gera renda, já que a empresa aluga os terrenos de produtores rurais da região. Além disso, o complexo paga impostos, beneficiando o município, afirmou Rafael Fonteles.

Foto: Louany Naira/Ccom

Rafael ressaltou ainda que o complexo também ajuda o meio ambiente. O empreendimento evita a emissão anual de aproximadamente 600 mil toneladas de CO₂ na atmosfera, se comparado a fontes de energia fósseis. 

75% da energia produzida no complexo irá para a Norsk Hydro Brasil, servindo para o processo de descarbonização na produção de alumínio da empresa, explicou o governador.

A Norsk Hydro é uma empresa líder em alumínio e energias renováveis que constrói empresas e parcerias para um futuro mais sustentável. No Brasil, atua no Maranhão e no Pará. O complexo foi construído ao longo de três anos e possui um uma grande extensão, alcançando também o município de Araripina, em Pernambuco. 

É um dos maiores projetos de energia renovável do país, que demonstra o potencial de dois importantes estados do Nordeste em contribuir para a transição energética, reduzindo a emissão de gases do efeito estufa e a dependência de combustíveis fósseis, destacou o CEO da Ventos de São Zacarias, Felipe Castro.

Foto: Louany Naira/Ccom

População local é beneficiada com ações ambientais, educacionais e culturais 

Desde o início da construção, em 2022, o complexo eólico Ventos de São Zacarias investiu R$ 42 milhões em mais de 20 programas socioambientais, além da realização de estudos complementares voluntários, abrangendo biodiversidade, riscos climáticos, direitos humanos e impactos cumulativos.

Foto: Louany Naira/Ccom

Antes da implantação dos parques, embora ainda não houvesse declaração formal por parte do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), a VSZ reconheceu a legitimidade da autodeclaração quilombola de duas comunidades.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também