
Foi instalada nesta terça-feira (8) a nova Comissão de Ética da Câmara Municipal de Teresina, em meio à repercussão da prisão da vereadora Tatiana Medeiros (PSB). A medida ocorre em um momento de tensão sobre o futuro da vereadora.
A comissão será presidida pela vereadora Samantha Cavalca (PL), que destacou que o colegiado não foi criado para avaliar especificamente o caso da vereadora detida.
A Comissão de Ética foi instalada porque há a necessidade de funcionar permanentemente. Não foi criada por causa de um caso ou outro, mas porque é um órgão essencial para o funcionamento ético da Casa.
A vice-presidência ficou a cargo do vereador James Guerra (Republicanos), e os demais membros são Pedro Alcântara (PP) e João Pereira (PT).
O QUE DISSE O PRESIDENTE DA CÂMARA
O presidente da Câmara, Enzo Samuel (PDT), reforçou que, apesar da prisão de Tatiana, ainda não há decisão judicial que permita sua substituição no parlamento.
Quem vai julgá-la é o Poder Judicial. A nós cabe acompanhar. Tatiana não poderá ser substituída, pois ainda não houve nenhuma decisão judicial.
Além disso, Enzo ressaltou a importância de manter o funcionamento institucional da Câmara:
A Câmara não pode parar. Nós estamos em pleno funcionamento e daremos continuidade aos trabalhos legislativos, com responsabilidade e respeito ao devido processo legal.
Mesmo diante do cenário conturbado, a Casa Legislativa busca demonstrar que segue com seus instrumentos de controle e fiscalização ativos, reafirmando seu compromisso com a transparência e a legalidade.