SEÇÕES

Com investimento de R$ 80 mi, governador vai lançar Orçamento Participativo 2025-2026

Criado em 2023, o OPA já se consolidou como um importante canal de participação popular na gestão pública estadual.

Rafael Fonteles | Foto: Divulgação/Secom
Siga-nos no

Na próxima segunda-feira (10), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, lançará a terceira edição do Orçamento Participativo Digital (OPA) 2025-2026, em uma cerimônia no Palácio de Karnak. A iniciativa permite que a população defina as prioridades para a aplicação de recursos públicos e, neste ano, contará com um investimento de R$ 80 milhões destinados a obras e serviços nas cidades de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano.

Criado em 2023, o OPA já se consolidou como um importante canal de participação popular na gestão pública estadual. O secretário do Planejamento do Piauí, Washington Bonfim, destaca que o aumento do investimento reforça o compromisso do governo com a transparência e a eficiência na aplicação dos recursos.

“O OPA fortalece o diálogo entre governo e comunidade, permitindo que as necessidades reais das regiões sejam atendidas. Na primeira edição, beneficiamos Teresina e Parnaíba. No segundo ano, expandimos para Picos, Piripiri e Floriano. Agora, com o aumento do valor investido, conseguiremos garantir mais obras e serviços para a população”, afirma Bonfim.

Como Participar

De 11 de março a 11 de abril, associações comunitárias e entidades representativas poderão inscrever propostas de obras e serviços. Para participar, as entidades precisam atender aos requisitos do edital, como possuir CNPJ válido, estatuto, ata da diretoria registrada em cartório e documentos do responsável legal.

A votação popular será realizada entre 4 e 13 de julho, e estará aberta a qualquer cidadão com CPF e idade a partir de 16 anos. Todo o processo será digital, por meio do Portal OPA, aplicativo Colab, WhatsApp e pontos físicos nos municípios participantes.

Processo e Impacto

O ciclo do OPA inclui o cadastramento das entidades, envio de propostas, análise de viabilidade e votação popular. As propostas mais votadas serão incorporadas ao orçamento estadual e executadas em 2026.

Na edição anterior, o programa recebeu 1.255 propostas de 501 entidades. Ao final, 148 projetos foram escolhidos pela população para execução. “Com o aumento dos recursos este ano, esperamos expandir ainda mais o número de obras e serviços contemplados. O OPA reforça o compromisso do Governo do Piauí com a participação cidadã, assegurando que os investimentos atendam às necessidades reais das comunidades”, finaliza Washington Bonfim.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também