
Com 200 operações deflagradas desde sua criação em 2023, o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) atingiu a marca de quase 3 mil mandados judiciais cumpridos contra membros de facções criminosas nos últimos dois anos no Piauí. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (26) pela Secretaria da Segurança Pública.
REDUÇÃO DE HOMICÍDIOS
Segundo a SSP, as ações integradas entre as forças de segurança resultaram em uma redução de 20% nos homicídios e 40% nos roubos, além de um aumento de 97% no cumprimento de mandados de prisão. Sobre o resultado positivo, o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, destacou:
Esse resultado é fruto de muito trabalho, compromisso e determinação de muitos profissionais que acreditam no processo e diariamente configuram seus despertadores para servir a sociedade piauiense combatendo a criminalidade organizada.
"CONFIGURE O DESPERTADOR"
O departamento, que assumiu o papel do antigo Greco, passou a combater e desarticular organizações criminosas envolvidas em crimes como lavagem de dinheiro, extorsão mediante sequestro, furtos a caixas eletrônicos, roubos a bancos e transportadoras de valores.
"O Draco está nas ruas. Seguimos firmes com planejamento estratégico inteligência, coragem e determinação, servindo a sociedade piauiense, combatendo o crime organizado. Se você faz parte de facção criminosa, pode configurar o seu despertador. Porque mais cedo ou mais tarde, nós iremos bater na sua porta", disse o delegado.