SEÇÕES

Helder Felipe

Coluna do jornalista Helder Felipe, na linha de frente da informação

Lista de Colunas

Corpo de bispo é exumado 22 anos após sua morte no Piauí; saiba o motivo!

Os ossos de Dom Abel Alonso foram transferidos para uma urna especial, levados à funerária para higienização e, por volta das 14h, devolvidos ao mesmo local

Bispo | Reprodução

A Diocese de Campo Maior, no Piauí, realizou nesta segunda (19) a exumação de Dom Abel Alonso Núñez, seu primeiro bispo, falecido em 2003. Após a celebração de uma missa na Catedral de Santo Antônio, a igreja foi fechada ao público e apenas membros de uma comissão formada pelo administrador diocesano Dom Francisco de Assis, padres e técnicos especializados puderam acompanhar.  

O procedimento incluiu a retirada da lápide de mármore e a remoção do caixão, localizado a cerca de um metro e meio de profundidade. Os ossos foram transferidos para uma urna especial, levados à funerária para higienização e, por volta das 14h, devolvidos ao mesmo local. Os restos mortais estavam bem preservados, assim como as vestes usadas na época do sepultamento. 

A Diocese de Campo Maior, no Piauí, realizou nesta segunda (19) a exumação de Dom Abel Alonso Núñez | Foto: Reprodução

EXUMAÇÃO FAZ PARTE DO JUBILEU DA DIOCESE

Em entrevista ao MN Notícias da Rádio Meio Norte de Campo Maior-PI, o diácono Gean Medeiros afirmou que a exumação faz parte dos preparativos para a abertura do Jubileu de 50 anos da Diocese, que será celebrado em 12 de junho. A urna com os restos mortais será levada em procissão durante a missa, como forma de homenagear sua trajetória.

“Não tem relação com beatificação ou envio de processo ao Vaticano. É uma prática comum da Igreja após mais de dez anos do sepultamento, e faz parte da programação comemorativa da diocese”, explicou Gean.

QUEM FOI DOM ABEL?

Dom Abel Alonso Núñez nasceu em 14 de junho de 1921, na cidade de Riós, província de Ourense, na Galícia, Espanha. Ingressou na Ordem dos Mercedários em 1934 e foi ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1945. Sua trajetória religiosa o levou ao Brasil, onde em 24 de março de 1976, foi nomeado pelo Papa Paulo VI como o primeiro bispo da Diocese de Campo Maior, tomando posse em 12 de junho do mesmo ano.  

Durante seu episcopado, destacou-se por sua dedicação pastoral e compromisso com a comunidade. Sob sua liderança, foram construídas 21 novas igrejas, 28 casas paroquiais e 50 capelas comunitárias, além de escolas, creches e centros de saúde. Após sua aposentadoria em 2000, Dom Abel optou por permanecer em Campo Maior, onde faleceu em 8 de março de 2003.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também