SEÇÕES

Denis Constantino

Coluna do jornalista Denis Constantino com as notícias mais quentes do mundo policial

Lista de Colunas

Suspeitos de aplicar golpe de falsa central são presos; prejuízo passa de R$ 90 mil

O coordenador da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática do Piauí, Humberto Mácola, explicou que o golpe usa engenharia social para enganar as vítimas e fez um alerta à população.

Suspeitos de aplicar golpe de falsa central são presos | Reprodução

Sete pessoas foram presas, na manhã desta sexta-feira (8), durante a Operação “Falsa Central”, que investiga um esquema de estelionato cibernético responsável por causar prejuízo de R$ 90 mil a vítimas em diferentes estados.

COMO FUNCIONAVA

Segundo as investigações, o grupo se passava por atendentes de segurança bancária para convencer clientes de que suas contas estavam sob ataque hacker. Em seguida, enviava um link que, ao ser acessado, dava controle total da conta para a quadrilha, permitindo transferências para contas próprias ou de “laranjas”.

Mais de 25 policiais cumpriram 15 mandados judiciais, entre prisões e buscas, com apoio das Polícias Civis do Distrito Federal e da Bahia. Também houve bloqueio de nove contas bancárias ligadas aos investigados, para tentar garantir a devolução do dinheiro às vítimas.

O coordenador da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática do Piauí, Humberto Mácola, explicou que o golpe usa engenharia social para enganar as vítimas e fez um alerta à população.

“Esse tipo de golpe acontece quando o criminoso se apresenta como agente bancário e alerta a vítima sobre um suposto ataque hacker. Mas, na verdade, ele envia um link que dá acesso à conta para a quadrilha. Foi uma operação importante, com cerca de 25 policiais civis envolvidos. Não deixaremos barato, está no nosso radar, e a recomendação é que a população tome muito cuidado com essas abordagens pela internet e por ligações telefônicas.”

A polícia alerta que clientes nunca devem fornecer senhas, códigos ou clicar em links enviados por telefone ou mensagens, mesmo que o contato pareça vir do banco.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também