Ítalo da Silva Araújo, apontado como mandante do sequestro do adolescente Jorge Gabriel Carvalho, de 14 anos, será recambiado para o Piauí nos próximos dias. O suspeito foi preso nesta terça-feira (8), no bairro Jardim Shangai, em Campinas (SP), durante uma operação articulada entre as polícias do Piauí e de São Paulo.
Segundo a Polícia Civil do Piauí (PC-PI), Ítalo teria ordenado o sequestro para tentar quitar uma dívida de R$ 200 mil com uma facção criminosa ligada ao tráfico de drogas.
“Ítalo fugiu do Piauí em um ônibus clandestino logo após o resgate da vítima. Em Campinas, ele ainda tentou extorquir o pai do garoto, pedindo dinheiro para pagar advogado e tirar a esposa da cadeia”, afirmou o delegado Charles Pessoa, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).
A prisão aconteceu após monitoramento da inteligência da PC-PI, que identificou o endereço onde ele estava escondido. A ação contou com apoio da Rota e da Polícia Militar de São Paulo.
Ainda conforme a polícia, o suspeito será ouvido por videoconferência e, em seguida, transferido para Teresina, onde vai responder à Justiça.
PRESOS
Ao todo, oito pessoas estão envolvidas no crime. Duas morreram em confronto com a polícia, quatro foram presas em flagrante e uma adolescente foi apreendida. Um dos presos é da Bahia e teria sido trazido por Ítalo ao Piauí para cometer crimes. Os demais são naturais de Monsenhor Gil e amigos de infância do suspeito. Familiares de Ítalo, no Piauí e em São Paulo, além de um homem que o ajudou a se esconder, também serão responsabilizados por favorecimento pessoal.
O sequestro de Jorge Gabriel aconteceu no fim de junho. A vítima foi mantida em cativeiro na zona rural de Nazária e resgatada menos de 24 horas depois por equipes das forças de segurança do estado.